Certamente você já fez essa pergunta muitas vezes para uma criança.
Mas eu nunca ouvi uma outra pergunta, direcionada a alguém com mais de 50 anos: “E quais são seus planos daqui pra frente?”
Foi pensando nesta segunda pergunta que eu tomei a decisão, aos 54 anos, de vir morar numa cidade do interior de Minas Gerais.
Na contramão do que pareceria sensato…
Eu nasci e vivi por mais de 50 anos no Rio de Janeiro. Lá estudei, criei meu filho e, por fim, já havia cumprido minha etapa na cidade que me viu nascer no dia 18 de março de 1952.
Na época, a decisão poderia parecer meio que na contramão do que se pensaria como sensata. Eu não era aposentado e ainda trabalhava numa instituição financeira – que, por acaso ou destino, tinha uma das suas filiais na linda Poços de Caldas (MG), cidade que conheci como turista.
Me apaixonei pelo lugar e, mais que depressa, consegui a minha transferência. Já se passaram 14 anos dessa mudança que, diga-se de passagem, nunca me arrependi de tê-la feito.
Uma chance para mudar de vida
Já morando em Poços de Caldas, aconteceu um fato que mudaria por completo o rumo da minha vida: perdi o meu emprego aos 56 anos de idade. Mais uma vez, por obra do destino, estava acontecendo um Concurso Público na cidade. Essa era a minha chance de mudar de emprego também.
Fiz o concurso e fui admitido no Serviço Público, em 2008, na função de Agente de Saúde, que exerço até hoje, e me sinto realizado e feliz por estar ainda sendo útil à comunidade.
“A nossa vida recomeça quando nós queremos”
A nossa vida recomeça quando nós queremos! Seja aos 50, 60 ou 70 anos – como Deus me permitiu estar completando hoje.
A minha história é tão comum como muitas outras. Por aqui me aposentei, mas continuo trabalhando e servindo a comunidade que atendo.
Quando eu estava perto dos 50 anos, comecei a pensar e planejar como seria meu futuro…
“Ser feliz e ter saúde para usufruir deste presente de Deus”
Foi quando eu li uma frase que me impactou muito e me fez realmente decidir pela mudança de vida: “Quando você viveu mais de 50 anos, certamente já viveu mais do que viverá, portanto procure viver o que te resta com a melhor qualidade de vida possível”.
Este artigo é um pouco da minha trajetória de vida. Espero que a frase acima também impacte você como fez comigo e te impulsione para tomar a melhor decisão, para mais esta fase da vida.
Ter 50, 60, 70, 80 anos ou mais significa que estamos vivendo a vida. O mais importante é que você seja feliz e tenha saúde para usufruir deste presente de Deus.
Um grande abraço a todos e que sejam muito felizes!
Foto: Paulo Danilo Vieira (arquivo pessoal)
Mais sobre o assunto na internet
Veja Saúde > Chegue Bem > Bem-Estar
Afinal, quando começamos a envelhecer?
Nossa colunista nos convida a refletir sobre o avançar da idade não como uma questão de “quando” mas de “como”, um tema ainda mais sensível com a pandemia
Agente de Saúde e membro do Conselho Municipal do Idoso de Poços de Caldas (MG) (clique aqui para falar com o colunista)