“No passado, vimos cenas vexatórias de idosos sendo levados de ambulância até a porta de bancos para fazer aprova de vida. Hoje, existem mecanismos modernos e eficientes, com cruzamentos de dados e informações, e não será mais preciso submeter a pessoa idosa à situações humilhantes como vimos em outros tempos”.
A afirmação é de Paulo Danilo Vieira, 70, Agente de Saúde e membro do Conselho Municipal do Idoso de Poços de Caldas (MG), em entrevista à Radio Cultura de Poços de Caldas no último dia 30 de janeiro.
Nova regra
No dia 24 de janeiro deste ano, o INSS lançou uma normativa sobre a realização da prova de vida de aposentados e pensionistas.
Apesar de não ser mais obrigatório, quem preferir pode fazer a prova de vida como nos anos anteriores: indo a uma agência da rede bancária ou usando o Meu INSS. Também pode-se acessar o Meu INSS ou ligar para o telefone 135 para verificar a data da última confirmação de vida feita.
Ouça a entrevista completa clicando no botão ‘tocar’ acima.
Fotomontagem: Image by xb100 on Freepik; Image by storyset on Freepik; Paulo Danilo Vieira (arquivo pessoal)
Mais sobre o assunto
Gov.br > Serviços e Informações do Brasil > Notícias > Trabalho e Previdência
Prova de Vida para o INSS ganha novas regras que tornam o processo mais proativo
A partir de 2023, o procedimento será automático, por meio do cruzamento de informações de bases de dados públicas, federais, estaduais e municipais
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)