A Associação Cultural Cidadão Brasil, em parceria com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, a Secretaria da Comunicação, e a Secretaria Especial de Participação e Parceria vem hoje apresentar com grande prazer o Portal Terceira Idade, que será mais um canal de conteúdo e interatividade para todos os cidadãos, especialmente para os da terceira idade, nos Telecentros da cidade de São Paulo.
Percebendo a evolução da tecnologia da informação no Brasil e no mundo, e seu grande potencial como uma das ferramentas para alavancar a cidadania, aliado a existência dos Telecentros de São Paulo, a Associação Cultural Cidadão Brasil criou e desenvolveu o Portal da Terceira Idade, cujo foco e objetivo principal é despertar e conscientizar o cidadão sobre seus direitos e deveres, disponibilizar de forma acessível noticias e informações importantes para seu dia a dia, além de utiilizar ao maximo as possibilidades do cidadão interagir, postando opiniões, poesias, estórias pessoais e se comunicar com seus colegas internautas, podendo assim ampliar seus horizontes pessoais e sociais.
A partir do momento que o cidadão da terceira idade possa manter e desenvolver sua auto-estima e segurança, sentindo-se um cidadão respeitado por uma sociedade que se importa com seus problemas e dificuldades, ele deixa de ser apenas um receptor de informações, tornando-se um agente ativo na busca da informação, podendo assim confrontar dados, adquirindo então um senso crítico para poder optar, decidir e escolher caminhos para a sua vida e para a nossa sociedade.
Fala-se muito nos dias de hoje na exclusão digital. Porém não podemos nos esquecer da exclusão social existente em nosso país e mais, infelizmente ainda existe um preconceito e uma falta de atenção muito grande para o cidadão da terceira idade, que afinal de contas já viveu muito, trabalhou muito e adquiriu com certeza uma grande experiência de vida que só os anos podem trazer.
Então porque não deixar esses “senhores e senhoras” nos transmitirem um pouco de seu conhecimento,além de abrir mais este espaço para que possam continuar seguindo como cidadão ativos e participantes na sociedade real e digital. Que façam um bom uso!!!
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)