Dna. Natalina Cabral (foto), 75 anos, foi a primeira mulher a utilizar os serviços dos Telecentros.
Em entrevista dada ao Portal Terceira Idade, Dna. Natalina explica como foi sua primeira experiência com computadores, seu encantamento com a interatividade da internet e a importância dos Telecentros para a comunidade.
Portal Terceira Idade: Dna. Natalina. É verdade que a senhora foi a primeira usuária dos telecentros?
Dna. Natalina: Sim, é verdade. Em março de 2001 inauguraram o Telecentro da Cidade Tiradentes, região onde moro e logo que fiquei sabendo, tive vontade de conhecer.
Portal: E o que lê chamou a sua atenção para ir ao telecentro?
Dna. Natalina: Na época, eu estava em uma cadeira de rodas, tinha acabado de realizar uma cirurgia e estava me sentindo muito longe de tudo e de todos.
Portal: Qual foi sua sensação ao acessar o micro computador pela primeira vez?
Dna. Natalina: Me senti como uma criança. “Tive até medo das teclas darem choque”, mas logo, logo fui apreendendo a utiliza-lo.
Portal: Qual foi o primeiro tema que a senhora buscou na internet?
Dna. Natalina: Meu sonho sempre foi conhecer museus, então eu naveguei por vários museus do Brasil e da Europa e fiquei encantada.
Portal: A senhora acredita que tendo acesso à internet e a novas informações sua vida mudou?
Dna. Natalina: Sim. A internet abriu a minha mente e hoje tenho novos horizontes. Sei que posso buscar assuntos como música, estórias, poesias, culinárias e muitas outras.
Portal: O que a senhora acha de um portal segmentado para terceira idade?
Dna. Natalina: Eu acho muito importante. Muitos idosos ainda não ligam para nada, e isso será um grande incentivo para eles também buscarem novos horizontes e se sentirem úteis para sua família e sua comunidade.
Portal: Qual a mensagem que a senhora gostaria de deixar para seus amigos e colegas da terceira idade?
Dna. Natalina: “Vida é um momento de delicadeza que está bem junto de nós. Quero participar, quero viver. Todos têm de participar e de viver. Ás pessoas devem levantar e crescer”.

Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)