Desde o dia 15 de novembro, quem anda de Metrô em São Paulo está assistindo a vinheta de 20” do Portal Terceira Idade, que estreiou nos vagões da Linha Verde, e hoje está sendo exibido em todas as linhas do Metrô.
A divulgação institucional do Portal no Metrô é oferecida através da parceria realizada com a TV Minuto, empresa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, que administra toda a veiculação de comerciais e informativos institucionais do Metrô utilizando monitores de TV instalados em todos os seus vagões.
A recente parceria demonstra a preocupação e o carinho da TV Minuto para com o público da terceira idade. “Nossa missão é prestar serviços de comunicação eletrônica com o objetivo de informar, entreter, orientar e complementar a educação para a cidadania com responsabilidade socioambiental”, enfatiza Claudia Silva, do departamento de Marketing da TV Minuto.
Além de comerciais de empresas, a TV Minuto disponibiliza aos usuários do Metrô notícias, previsão do tempo, horóscopo e muitas informações úteis, que podem ser vistas de maneira ágil durante o trajeto.
A veiculação é exibida em forma de ‘carrossel’, ou seja, todas as informações são repetidas a intervalos regulares de aproximadamente 30 minutos, de modo a possibilitar sua visualização quase que total durante o percurso completo de cada linha.
Com um público estimado de 2,1 milhões de usuários/dia utilizando os 702 vagões da rede do Metrô de São Paulo (demanda média de passageiros nos dias úteis, fonte: Metrô/2007), a recente exposição da vinheta do Portal no Metrô já mostrou seus resultados. Em novembro, o Portal quase que dobrou sua visitação, atingindo a marca de 1 milhão de páginas visitadas*, confirmando a eficiência da TV Minuto neste segmento de mídia.
O Metrô de São Paulo, também começou a desenvolver ações de cidadania voltadas ao público da terceira idade. Desde o dia 3 de novembro o projeto “Experiente Cidadão” está empregando 33 idosos que ajudam na orientação e no atendimento aos passageiros das estações Sé, Ana Rosa, Tatuapé, Santana e Saúde. Os idosos informam aos usuários sobre as linhas da rede, embarque preferencial, itinerários de ônibus, ruas do entorno da estação, uso de escada rolantes e elevadores. Estão em pontos fixos e podem ser identificados pelo uniforme.
“Nós sentimos que os usuários de idade se sentem mais à vontade quando lidam com pessoas da mesma faixa etária”, diz Fábio Nascimento, gerente de Recursos Humanos do Metrô. O projeto é uma parceria com a Secretaria de Assistência Social. O Metrô pretende ampliar o serviço para todas as suas estações.
Na próxima vez que você tomar o Metrô, fique ligado na telinha para conferir a vinheta do Portal. Ou clique na tela abaixo para assistí-la.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)