Atualmente o Brasil conta com 19 milhões de pessoas acima de 60 anos, o que significa 10% da população. Até o ano de 2025, a população idosa no Brasil corresponderá a mais de 32 milhões de pessoas. Em relação especificamente ao município de São Paulo, o último censo revelou que a cidade conta com aproximadamente um milhão de idosos.
Estes números nos fazem refletir sobre como a nova distribuição da população idosa na nossa sociedade nos leva definitivamente a uma perspectiva de mudança de conceitos e posturas, na busca de uma efetiva adaptação a uma estrutura populacional envelhecida.
Diversas empresas têm voltado sua ação para a criação de produtos específicos para idosos, tais como objetos de consumo pessoal, como calçados e vestuário, por exemplo, até o planejamento de automóveis com tecnologia para facilitar a direção de idosos especialmente no que diz respeito a sistemas de alerta para obstáculos e equipamentos que facilitem a visão a longas distâncias.
Na área e habitação e urbanismo não vem sendo diferente. Preocupada com acessibilidade e conforto para a terceira idade, a Tecnisa lança o primeiro projeto de consciência gerontológica do Brasil desenvolvido por uma construtora.
O projeto consiste em uma série de diferenciais que visam ampliar o bem-estar dentro de um empreendimento residencial, com ambientes inteligentes, projetados para proporcionar conforto e inclusão social para todos. Piscinas com escadas e pisos antiderrapantes, móveis, banheiros, portas e interruptores adaptados (fotos ao lado) são apenas alguns exemplos dos diferenciais exclusivos que a construtora oferece nesse projeto inovador.
“Para os idosos, a moradia e o ambiente são particularmente importantes devido a fatores como a acessibilidade e a segurança. É fato reconhecido que uma moradia satisfatória pode trazer benefícios para a saúde e o bem-estar”, afirma Naira Dutra Lemos, coordenadora do Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso (UNIFESP) e uma das autoras do Projeto de Consciência Gerontológica da Tecnisa.
Neste primeiro momento o projeto foi orientado para o lançamento de um empreendimento no bairro da Água Rasa, em São Paulo, previsto para o segundo semestre de 2009. A proposta é que todos os imóveis posteriores a este tenham o mesmo conceito de consciência gerontológica.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)