O Canadá também tem um site voltado ao público da terceira idade. O Portal entrevistou, no dia 2 de julho, Roger Fortier (na foto, ao centro), criador e membro do conselho de administração do RIAQ – Réseau d´Information des Aînés du Québec (Rede de Informação dos Idosos do Quebec, na sigla em francês), uma entidade sem fins lucrativos que conta com o apoio do Ministério de Assuntos Referentes a Idosos, coordenado pela Ministra Marguerite Blais, e do Presidente da Comissão de Finanças Públicas, o Deputado Alain Paquet, entre outros órgãos governamentais do Quebec.
O site foi criado em 1996, pelos membros da Coalizão das Associações de Idosos do Quebec, inicialmente para difundir pesquisas sobre as memórias do grupo, além de defender os direitos dos idosos. Em 2006, o site lançou uma rádio pela internet, a “Radio-RIAQ”, divulgando, 24 horas por dia, conteúdo dedicado exclusivamente aos idosos.
Por estar sediado no Quebec, única província (estado) francofônica (cuja língua dominante é o francês) das 10 províncias do Canadá, o site é todo apresentado em francês (confira o link do site em ´mais sobre o assunto na internet´, abaixo), e oferece vários canais de informação, fóruns de discussão e agenda de eventos para os idosos do Quebec.
Uma das iniciativas mais interessantes que Roger Fortier nos contou sobre sua associação foi a recente implantação de um serviço gratuito de resgate de emergência de idosos em suas residências. Uma central telefônica dispara ligações, automaticamente, todas as manhãs, para idosos cadastrados no serviço. No caso de o idoso não atender a ligação após algumas tentativas, um sistema dispara um alerta para uma equipe de resgate que imediatamente se dirige à residência do idoso para verificar o que pode estar acontecendo e, eventualmente, levá-lo a um hospital caso seja necessário.
Sua associação também oferece pequenos treinamentos, a domicilio, para idosos cadastrados no site, para aprender a utilizar ferramentas de comunicação na internet, tais como: MSN Messenger e Skype, como utilizar sua webcam e microfone ou como usar o Google para buscar informações sobre assuntos de interesse. O idoso cadastrado também tem direito a pequenos reparos em seu computador, bem como a instalação dos softwares necessários para o seu dia-a-dia.
Ao final da entrevista, Roger Fortier comentou que ficou impressionado com o número de idosos que visitam o Portal Terceira Idade, em torno de 8 milhões de internautas, bem como com as campanhas que o Portal desenvolve no Brasil, como a Campanha do Cuidador Voluntário, por exemplo.
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)