A recente campanha “Empregue um Idoso” do Portal começa a atrair empresas que oferecem vagas no mercado de trabalho para profissionais da terceira idade.
A busca por vagas nesta faixa etária é grande, e o Mural de Empregos do Portal, que já apresenta mais de mil anúncios postados por internautas, foi indicado ao Prêmio TOPBLOG 2010, destinado a reconhecer e premiar, mediante votação popular e acadêmica, os blogs brasileiros mais populares.
O site iG Empregos, do Portal iG, entrevistou o coordenador de tecnologia e informação do Portal Terceira Idade, Karol Bernstein, que falou sobre a importância da iniciativa do Portal para a inserção deste público no mercado de trabalho.
Leia, abaixo, trecho da reportagem realizada pela jornalista Maria Carolina Nomura, publicada no iG Empregos no último dia 14 de julho (leia a reportagem completa clicando em ´saiba mais´, no final da matéria).
Home iG › iG Empregos › Carreira 14/07/2010 Terceira idade quer recolocação no mercado de trabalho Para conseguir um posto, estar atualizado é essencial, diz consultor Por: Maria Carolina Nomura, iG São Paulo A busca de trabalho por profissionais da terceira idade está fervendo. O mercado para esse público, contudo, ainda continua morno, especialmente por conta do preconceito em relação à idade mais avançada. Segundo o consultor Armelino Girardi, autor do site Desaposentado, as pessoas acreditam que o aposentado é alguém que “já deu o que tinha que dar”, é improdutivo e sem condições de contribuir. “Parte das pessoas, infelizmente, está nessa condição, pois não se atualizou”, explica (…) Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que os idosos correspondem a 14,5 milhões de brasileiros, ou seja, 8,6% da população, conforme o Censo 2000. Em 1991, o pessoal com mais de 60 anos correspondia a 7,3%. O número, que só tende a aumentar, também reflete na hora de saber quem são os mantenedores da família: 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas são arrimo de família. Juntos, somam uma população de 8,9 milhões, dos quais 54,5% garantem o sustento dos filhos e até dos netos. Por isso, mais do que vontade, essa população tem necessidade de trabalhar. De acordo com Karol Bernstein, coordenador do Portal da Terceira Idade, site que mantém um mural de empregos além de informações para esse público, mais de mil profissionais idosos se ofereceram para trabalhar. “Começamos uma campanha para que as empresas contratem pessoas da terceira idade. Chama-se ‘Empresa Amiga da 3ª Idade: Empregue um Idoso’. Mas, estamos em busca de parceiros, de empresas de grande porte que abracem essa causa”, comenta (…) |
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)