A alimentação das pessoas diabéticas não é uma alimentação especial. Ela deve ser baseada em alimentos saudáveis, normais, recomendados para todos, rica em fibras e com baixo teor de gordura e açúcar.
Os diabéticos podem consumir a maioria dos alimentos, não sendo proibido quase nenhum. Porém, o que precisa ser observado são os baixos teores de açúcar. Para se alimentar bem, o diabético precisa de uma série de informações, conhecer o valor calórico e as características dos alimentos, saber escolher quando comer fora ou como comprá-los.
10 passos:
De acordo com o Ministério da Saúde, são 10 os passos para uma alimentação saudável para os diabéticos:
1 – Estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 5 a 6 refeições diárias.
2 – Consuma variados tipos de legumes, verduras e furtas. Use sempre aqueles de coloração intensa, como os verdes escuros e amarelos.
3 – Escolha alimentos ricos em fibras: verduras, frutas e legumes, leguminosos (feijões), cereais integrais, como o arroz, pão e farinhas (aveia, trigo, etc).
4 – Evite os alimentos ricos em açúcares, como os doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas.
5 – Consuma pouco sal, evite temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas, especiarias e limão para tornar as refeições mais saborosas.
6 – Diminua o consumo de gordura e a quantidade de manteiga e margarina; evite frituras e alimentos industrializados que contenham gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (procure ler o rótulo); dê preferência para o leite desnatado, queijo branco, carnes magras e alimentos preparados com pouco óleo e gorduras.
7 – Evite fumo e bebidas alcoólicas.
8 – Beba água.
9 – Mantenha um peso saudável.
10 – Faça uma atividade física moderada e regular.
Dicas:
Muitas vezes algumas dúvidas ficam no ar. Eis algumas dicas que podem ser úteis:
1 – Se for comer uma sobremesa diet ou ligth, fique só com uma porção. Comer o dobro é o mesmo que comer um doce muito calórico.
2 – O mito de que algumas frutas como a banana, o caqui, a manga ou a uva são contra-indicadas para quem tem diabetes é infundado. Elas são fontes de nutrientes, não precisando ser eliminadas da alimentação, mas consumidas em quantidades adequadas.
3 – E o café? Pode-se tomar? Sim! Mas sem exageros. Três xícaras pequenas por dia é o ideal. Ele deve ser de boa qualidade e preparado na hora.
4 – Como o diabético utiliza muito os adoçantes artificiais, surge aquela pergunta: “Os adoçantes artificiais causam câncer?”. Não existem evidências científicas de maior incidência de câncer no grupo que vem utilizando regularmente adoçantes artificiais. Pode-se dizer que é seguro, a não ser que se utilize doses muito exageradas, mais do que o recomendável para o ser humano.
Como se vê, não é tão difícil seguir algumas regrinhas básicas para que o diabético tenha uma alimentação saudável. O que é difícil, ás vezes, é conscientizá-lo de que, seguindo as regras básicas, ele poderá levar uma vida normal. Por que não ajudá-lo nessa mudança de hábitos, estimulando-o e fazendo-lhe algumas receitas diet deliciosas?
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)