2011: notebooks, celulares com telas sensíveis ao toque que navegam na internet com dezenas de aplicativos úteis para o dia a dia, inclusive o seu computador, que você está usando para ler confortavelmente esta notícia…
Isso pareceria um cenário de ficção científica para uma pessoa do começo do século XX, época em que a TV, o rádio e o telefone ainda não existiam – sem falar de automóveis, aviões e viagens espaciais – e as notícias ainda eram escritas utilizando máquinas de escrever.
Mas a ficção não demoraria muito para dar os seus primeiros passos em direção à realidade.
No final do século XIX, nos Estados Unidos, o estatístico Herman Hollerith idealizou uma solução para reunir e contabilizar, de maneira rápida e eficiente, todos os dados levantados pelo censo de 1890. Hollerith concebeu diversas máquinas elétricas para a soma e contagem de dados, os quais eram representados sob a forma de perfurações distribuídas em fitas de papel. O trabalho, que levaria quase uma década para ser concluído, foi feito em apenas três anos.
Em 1896, Hollerith criou a Tabulating Machine Company e, em 1911, após a fusão com duas outras empresas, nascia a Computing Tabulating Recording Co. – CTR que, anos mais tarde, em 1924, passou a se chamar International Business Machines, a IBM. A primeira filial fora dos Estados Unidos foi inaugurada no Brasil, em 1917.
A IBM completa 100 anos no dia 16 de junho de 2011. Ao longo de um século, a companhia desempenhou um papel fundamental na transformação das empresas, da ciência e da sociedade.
Para celebrar seu centenário, a IBM envolverá, ao longo deste ano, funcionários ao redor dos 170 países em que a empresa atua em uma série de iniciativas em parceria com a comunidade, entre elas o “Service Day”, que começa no dia 15 de junho.
Este projeto incentivará os 400 mil profissionais da companhia, além de seus familiares, clientes, parceiros de negócios e funcionários aposentados, a desenvolverem trabalhos voluntários em suas comunidades. Com isso, a IBM deseja compartilhar seu capital humano para atender às necessidades e contribuir com instituições de todo o mundo.
O Service Day reunirá colaboradores e cidadãos do mundo todo para trabalharem por, pelo menos, 8 horas em ONGs parceiras da IBM com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida de comunidades. Até o dia 6 de abril, 449.077 horas de trabalho voluntário já foram doadas e registradas pela empresa.
A Associação Cultural Cidadão Brasil, mantenedora do Portal Terceira Idade, foi uma das instituições escolhidas pela IBM para participar do Service Day, com um de seus funcionários como colunista oficial da nova seção do Portal “Informática e Internet”, que estreou este mês (veja em ‘saiba mais’, abaixo).
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)