O leite A2 é uma tendência que desperta cada vez mais o interesse dos consumidores. Entenda sobre este tipo de leite, se ele é indicado para intolerância à lactose e suas vantagens baseadas em afirmações da ciência.
Leite A2 depende da genética da vaca
A leite A2 é composto por nutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Porém existe uma diferença na sua principal proteína, chamada de caseína. Existem duas variantes dela: a β-caseína A1 e a caseína A2. O leite tipo A2 vem de vacas com uma genética que contém apenas a variante da caseína A2.
A produção deste tipo de leite acontece por seleção genética e, para isto acontecer, o produtor necessita realizar um mapeamento genético das vacas. Só assim consegue-se identificar se os animais são aptos a produzir este tipo de leite. As vacas que passaram no teste devem ser separadas e inseminadas artificialmente com sêmen de bois que também têm o genótipo A2A2 (mesma característica genética apontada acima).
Leite A2 pode prevenir determinadas doenças
O leite comum contém a mistura dos dois tipos de caseína: A1 e A2. A ciência mostra que existe uma relação entre o consumo de leite com caseína A1 e certas doenças. A causa disto é a liberação, durante a digestão do leite, de uma substância conhecida pela sigla “BCM-7”. Na digestão da β-caseína A2, a liberação de BCM-7 é mínima, quase inexistente. Por isso, existem as vantagens do leite A2 para pessoas propensas a alguns problemas de saúde, como doenças do sangue, diabetes, autismo e esquizofrenia.
Um estudo com animais sugere o benefício do leite A2 no intestino, o que favorece a imunidade. Outras pesquisas mostram que quem consome o leite A2 apresentou menos sinais de inflamação do que pessoas que tomavam leite comum. Esse é um ponto positivo para quem sofre com doenças inflamatórias, como acne, artrite e alguns tipos de problemas cardíacos.
Alternativa para evitar o desconforto após tomar leite
Estudos científicos mostram que o leite A2 é vantajoso, especialmente para pessoas que têm desconforto na barriga após consumir leite de vaca. O leite e seus derivados, como creme de leite, iogurte e leite em pó, garantem nutrientes essenciais à saúde, como cálcio e proteínas. Assim, o leite A2 e seus derivados são uma opção para manter o consumo recomendado de leite. Isto pois, pesquisas apontam que quem consome leite do tipo A2 sofre menos com dores de barriga, fezes moles e vontade de ir ao banheiro frequentemente.
Mas, atenção pois, os benefícios do leite A2 são para aqueles que passam mal, mas não são intolerantes à lactose. Você já testou o leite zero lactose e continua com desconforto? Pode ser que resolva esse problema consumindo o leite A2!
Leite A2 tem lactose
Ele é uma alternativa para quem tem problema com a proteína do leite, que é a responsável pela alergia. Porém não é indicado para quem tem intolerância à lactose, que é a dificuldade em digerir o açúcar do leite de vaca, pois ele também contém lactose. Está na dúvida sobre qual é o melhor tipo de leite para você? Consulte um nutricionista.
Para saber se o leite é A2, leia o rótulo
Como saber se o leite é do tipo A2 antes de comprar? A ANVISA autorizou a inclusão da informação no rótulo referente ao leite A2 a partir de 2021. O rótulo deste tipo de leite pode conter duas opções de frase:
“Leite produzido a partir de vacas com genótipo A2/A2”
“O leite A2 não promove a formação de BCM-7 (betacasomorfina-7), que pode causar desconforto digestivo”.
Os laticínios representam um grupo alimentar importante para o aporte de nutrientes essenciais à saúde, destacando o cálcio e as proteínas. Sendo assim, os produtos à base de leite A2 podem ser uma boa opção para manter o consumo indicado de lácteos e ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Foto: Farmland photo created by wirestock – www.freepik.com
Fonte: Piracanjuba
Mais sobre o assunto na internet
Piracanjuba > Dicas > Leite A2
5 afirmações da ciência sobre o leite A2
O leite A2 é uma tendência que desperta cada vez mais o interesse dos consumidores. Entenda sobre este tipo de leite, se ele é indicado para intolerância à lactose e suas vantagens baseadas em afirmações da ciência
Portal do Agronegócio > Agroindústria > Artigos > Leite
10 Motivos para se beber leite e derivados todos os dias
Além de fundamental para o processo de crescimento, o leite é o alimento com a maior concentração de cálcio (mineral essencial para a formação dos ossos), e um dos mais ricos em proteínas
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)