Desde o seu lançamento, em janeiro de 2006, o Portal Terceira Idade se dedica a oferecer informação, cultura e interatividade às pessoas da 3ª idade. Mas talvez uma de suas principais vocações seja a de poder ajudar pessoas através da internet, desde relacionamentos – e até casamentos –, re-inserção de profissionais idosos no mercado de trabalho, disponibilização de cuidadores voluntários em todo o País, campanhas contra a violência ao idoso e, até, salvar vidas.
É o caso de Paulo Danilo Vieira Ávilla, 60 anos, de Poços de Caldas (MG), que sofria de um câncer de pele. Através de consultas aos advogados do Portal, ele finalmente descobriu como sacar seus benefícios sociais, o que o ajudou a realizar sua cirurgia e curar-se da doença.
A utilização do Portal como ferramenta de informação e interação e seu envolvimento com as questões da 3ª idade o levaram a participar do Conselho do Idoso de seu município, do qual se tornou presidente. Hoje, Paulo participa de um projeto junto à Prefeitura para tornar Poços ‘Cidade Amiga da 3ª Idade’.
Leia, abaixo, trecho do seu relato enviado ao Portal:
Conheci o Portal através da minha esposa, Wania. Ela havia assistido a uma palestra de uma psicóloga cujo conteúdo a impressionou muito. Ao elogiar a palestra, a psicóloga lhe disse que havia baseado o desenvolvimento do tema em um dos textos do Portal Terceira Idade. Desde então, o Portal já me abençoou várias vezes.
Há dois anos, tive um câncer de pele. Eu sabia que quem tem um tipo de doença como esta pode sacar o PIS e o Fundo de Garantia, só não sabia como fazê-lo. Aí que o Portal me ajudou com orientações de como proceder. Fiz várias outras consultas jurídicas na seção de Direitos da 3ª Idade do Portal e sempre obtive um retorno rápido, com orientações e dicas preciosas. Fiz uma cirurgia e, graças a Deus, estou curado. Carioca, hoje moro numa linda cidade em Minas Gerais, Poços de Caldas, onde sou funcionário concursado da Prefeitura desde 2008. Recentemente, fui eleito Presidente do Conselho Municipal do Idoso e logo fiquei responsável pela organização da III Conferência Municipal do Idoso, que aconteceu em julho, a qual foi um sucesso. No mês seguinte, participei da Conferência Estadual do Idoso, em Belo Horizonte, com a participação de 600 delegados de todo o estado de MG, levando, junto com os outros delegados eleitos, propostas discutidas aqui em Poços. Além de todas estas atividades, resolvi, também, voltar a estudar e estou fazendo, à noite, um curso de Técnico em Segurança do Trabalho no SENAC aqui da cidade. Estou adorando o conteúdo e tenho comentado com os meus professores que, se o mercado de trabalho der uma chance para um ‘jovem de quase 61’ como eu, não vou deixar passar. Afinal, a verdadeira idade é você quem determina, e só você é que tem o direito de se impor algum tipo de limite. Por tudo isso, sou muito grato a todos do Portal da Terceira Idade e peço a Deus que continue iluminando-os e ajudando a muitos.” |
Assim como o exemplo de Paulo, o Portal espera que cada vez mais e mais pessoas em todo o Brasil possam se favorecer das informações aqui publicadas, consultando nossos especialistas e fazendo valer seus direitos como cidadãos e seres humanos.
Coordenadora da Campanha “Seja um Cuidador Voluntário” do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)