Com o objetivo de promover o bem-estar do idoso pela prática da atividade turística e fomentar a economia de cidades que, durante a baixa temporada de viagens, recebem poucos visitantes, o governo de São Paulo lançou no último dia 14 de maio o programa “Melhor Viagem SP”, que pretende levar milhares de idosos para visitar, gratuitamente, destinos turísticos do Estado.
O programa permitirá a participação de pessoas maiores 60 anos – que façam parte de grupos de idosos organizados, em geral vinculados a ações desenvolvidas pelas prefeituras ou outras entidades – que vivam em municípios paulistas com menos de 30 mil habitantes.
Os destinos a serem visitados podem ser tanto no litoral como no interior do Estado, e todos os gastos com hospedagem – em colônias de férias vinculadas a entidades de classe –, alimentação com pensão completa – café da manhã, almoço e jantar –, e lazer serão pagos pelo governo paulista. O transporte, por sua vez, ficará a cargo das prefeituras.
As viagens terão duração de cinco dias e serão realizadas de segunda a sexta-feira, entre os meses de março e junho e agosto e novembro – época em que muitos hotéis têm baixa ocupação.
“Nessa primeira fase, estamos nos concentrando na população de cidades pequenas do Estado, que abrigam grande quantidade idosos que não têm condições de viajar, mas queremos estender o projeto para todos os nossos municípios no futuro. Além da parte do bem-estar, queremos que essas pessoas voltem para casa com boas histórias para contar e ajudem a promover as cidades que visitaram para seus familiares e amigos”, afirma Márcio França, secretário de Turismo de São Paulo.
Até o final de junho haverá 200 vagas abertas por semana, divididas em quatro grupos de 50 idosos. Cada cidade pode inscrever apenas uma delegação. Assim, serão 800 idosos viajando por mês, 3.200 por semestre e 6.400 por ano. Por enquanto, os destinos disponíveis para a viagem são Caraguatatuba, Praia Grande, Vargem e Mogi das Cruzes.
O “Melhor Viagem SP” pertence ao programa do Governo do Estado de São Paulo denominado “São Paulo Amigo do Idoso”, que mobiliza municípios, órgãos estaduais, entidades públicas e da sociedade civil com o objetivo de valorizar a pessoa idosa.
Os interessados em viajar com o projeto devem preencher uma inscrição no site da Secretaria de Turismo de São Paulo (veja link e informações abaixo, em ‘serviço’), indicando seus destinos e datas preferidos.

Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)