O Monte Everest sempre foi um dos maiores desafios para vários alpinistas ao redor do mundo que desejam marcar seus nomes na história como uma das poucas pessoas a escalar os 8.848 metros da maior montanha do planeta.
Mas quem diria que essa façanha poderia ser realizada por uma mulher de 73 anos? E, mais interessante ainda, pela segunda vez.
Tamae Watanabe estabeleceu no último dia 19 de maio um novo recorde mundial ao subir os quase 9 kilômetros de altura do Everest com 73 anos de idade, uma façanha que repete após ter chegado ao topo da montanha mais alta do mundo também em 2002, quando tinha 63 anos.
Oriunda da província de Yamanashi, no centro do Japão, Tamae partiu no mês passado desde Katmandu para efetuar a subida pela face norte, que começa no Tibete, mas teve de adiar seus planos em duas ocasiões devido ao mau tempo. Segundo a agência japonesa “Kyodo”, ela e uma equipe de quatro alpinistas empreenderam a escalada do último lance do Everest na noite do dia 18, quando ainda estavam a 8.300 metros de altura. A japonesa pisou seu topo nas primeiras horas do dia seguinte.
Segundo a Associação China-Tibet de Alpinismo, ela superou a si mesma, pois já havia alcançado esse recorde há dez anos, quando escalou a mesma montanha com 63 anos. “Watanabe e os outros membros da equipe passam bem e já estão caminhando de volta à base do monte”, disse Ang Tshering, integrante da associação, algumas horas depois.
Nascida em 21 de novembro de 1938, Tamae Watanabe é a segunda japonesa a inscrever seu nome na lista de recordes relacionados ao Everest, depois que Junko Tabei se tornou, em 1975, a primeira mulher a escalar a montanha.
Curiosamente, outra setuagenária japonesa, Fiko Funahashi, de 72 anos, também tentou alcançar o topo do Everest nesta mesma temporada, mas abandonou seus planos no final de abril por problemas de saúde.
O mais velho e o mais novo
Apesar da façanha de Watanabe, o recorde de pessoa mais velha a alcançar o cimo do Everest segue em poder do nepalês Min Bahadur Sherchan, que fez isso com 76 anos e 340 dias.
Por outro lado, o americano Jordan Romero fez o mesmo com apenas 13 anos, em recorde alcançado em 2010.
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)