Meses e dias se passaram, horas e mais horas de transmissão ao vivo do julgamento. Agora, os juízes estão delegando as penas. Oito anos para um, cinco para outro, aumentam, diminuem… A maioria vai cumprir pena em regime aberto ou semiaberto. Qual o benefício disso tudo no mundo prático e real, ainda não sabemos… Mas o importante é trazer à tona a corrupção e colocar em público alguns dos corruptos que andam por aí. Temos que ir aos poucos, senão, é provável que não sobre nem um ser vivo para apagar a luz antes de sair.
Em meio a este importantíssimo episódio, tive acesso a uma informação muito importante: a poltrona na qual os juízes sentampara realizar esta grande obra é uma Ambassador Versão 2. Sua primeira versão foi criada em 1960 pelo arquiteto e designer Jorge Zalszupin, 90 anos. “Projetei o espaldar bem alto – 71 cm – para transmitir sobriedade aos juízes que ali sentassem”, enfatizou.
Incrível como o Brasil consegue achar “pêlo em ovo”. Será que o modelo da cadeira teve influência direta na decisão dos juízes? Fica aí uma dúvida…
E, só para lembrar, o feriado do dia 15 de novembro comemora mais um ano da Proclamação de nossa República!
O Brasil substituiu a monarquia pela república neste dia no ano de 1889. Então, foi formado um governo provisório para dirigir o País, composto pelos cafeicultores, liberais e militares. A figura mais importante deste episódio foi o Marechal Deodoro da Fonseca, que deixou de ser monarquista às vésperas do golpe…
A maior preocupação do governo provisório da época era assegurar os direitos de brasileiros e estrangeiros que tinham alguma propriedade!
PS 1: Qualquer semelhança é mera coincidência?
PS 2: Qual teria sido o modelo da cadeira que o Marechal Deodoro da Fonseca sentou naquele dia?
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)