Estes dias me lembrei de uma situação muito engraçada e verídica que aconteceu com uma amiga. Ela estava me contado que tinha feito uma viagem a Portugal. Achou tudo muito lindo, um povo muito amistoso e gentil para com seus “irmãos brasucas”!
Passeando por todos os pontos turísticos, de repente ela quebrou o salto de seu sapato… Até aí, nada demais. Foi em busca de um sapateiro e pediu para consertar o salto quebrado. Como já era uma sexta-feira, ela lhe perguntou: “O senhor fecha no sábado?”. Ele, muito tranquilamente, respondeu: “Não!”.
Ela sai contente, pois queria usar o tão querido sapato no final de semana. Pois bem, logo cedo no dia seguinte, sábado, ela foi buscar seu sapato. Eis que, para seu espanto, a sapataria estava fechada! Ela logo pensou: “Puxa, aqui em Portugal todos são tão corretos. Não esperava uma atitude destas…”.
Minha querida amiga passou o final de semana indignada! Na segunda-feira, foi correndo à sapataria. Já meio chateada, perguntou ao sapateiro: “Porque o senhor disse que não fechava aos sábados? Eu estive aqui logo cedo e encontrei seu estabelecimento fechado!”. E, com a maior naturalidade, ele lhe respondeu: “Minha senhora, nós não fechamos aos sábados porque não abrimos!”.
Parece história de pescador… Mas foi tudo verdade! O que me levou a lembrar deste fato engraçado – e até surrealista – foi ter visto uma manchete no jornal com a seguinte chamada: “’Lula não vai voltar porque ele não saiu’, afirma Dilma”.
Não sabia se ria ou chorava… Li várias vezes para confirmar se não era uma piada! Só para vocês terem o gostinho de ver um pouco mais desta notícia, vou citar um dos parágrafos da nossa Presidenta: “Eu acho que o Lula não vai voltar porque ele não foi. Ele não saiu (…) Eu tô misturada com o governo dele total”.
É tudo verdade!! “A sapataria não fecha porque não abre…”
PS: Dizem que se o Papa ficasse mais um pouco no Brasil ele já tava até sambando…
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)