Todos nós temos um talento, uns em pintura e desenho, outros em literatura, música, fotografia… E nada melhor do que poder mostrar nossos trabalhos para que possam ser apreciados. E, melhor ainda, ter a chance de concorrer a um prêmio por isso!
Como talento não tem idade, a 3ª idade também tem a oportunidade de mostrar o seu. Realizado pelo Santander Cultural e o Ministério da Cultura, o Projeto Talentos da Maturidade é um concurso que completa 14 edições neste ano. Apresenta uma grande novidade, pois agora está no formato bienal, além de etapas e premiações regionais.
O concurso tem como objetivo valorizar e incentivar a produção e memória cultural de homens e mulheres com mais de 60 anos e as inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto.
Além das categorias já existentes em edições anteriores – artes plásticas, literatura, música vocal e fotografia –, a partir deste ano, os participantes poderão mostrar seu talento também na dança.
Premiação e inscrição
Ao todo, serão distribuídos R$ 170 mil em prêmios. Desde que foi criado, o Talentos da Maturidade já recebeu 120 mil inscrições e premiou mais de 300 trabalhos.
“É com muita satisfação que chegamos à 14ª edição do Talentos da Maturidade. Realizamos algumas mudanças para deixar o concurso ainda melhor e com mais qualidade. Estamos certos de que as etapas regionais serão muito importantes para os participantes”, afirma Marcos Madureira, diretor executivo de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander.
Os trabalhos inscritos serão divididos por região: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de acordo com os dados informados pelos inscritos. Em 11 de outubro serão conhecidos os 75 finalistas regionais. Destes, 25 disputarão o prêmio nacional.
Em todas as etapas, os trabalhos escolhidos serão premiados. A cerimônia final será realizada em dezembro, em São Paulo, quando serão conhecidos os vencedores nacionais de cada uma das cinco categorias.
Para participar do concurso, clique na figura abaixo, ou no link em “mais sobre o assunto”. Os trabalhos vencedores serão divulgados, também, no Portal Terceira Idade. Boa sorte!
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)