“As férias de julho acabaram e já estamos na época da volta às aulas!” A frase parece tirada de uma notícia para adolescentes… Mas, como você tem visto no Portal todos os anos, a “moçada” da 3ª idade também vai à escola – os que não tiveram oportunidade de estudar quando mais jovens, bem como os que concluíram seus cursos, mas querem retomar os estudos e complementar seus conhecimentos.
Para quem quer começar o 2º semestre com caderno novo e entrar na turma, boas novas!
A partir do dia 28 de julho, segunda-feira, a Universidade de São Paulo (USP) abre inscrições para as disciplinas regulares do programa “Universidade Aberta à Terceira Idade”. Os interessados podem participar dessas disciplinas junto com os alunos dos cursos de graduação da USP. Além disso, serão oferecidas atividades físicas e culturais nos campi da USP nas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
Neste segundo semestre, o programa disponibiliza um total de 4.374 vagas em 349 atividades para a terceira idade. Estética e História da Arte, Música Popular Brasileira, Fotografia Digital, Língua Chinesa, Libras (Língua Brasileira de Sinais), Princípios de Administração, Economia, Introdução à Astronomia e Noções de Estatística são alguns exemplos de disciplinas que os idosos poderão cursar junto com os alunos de graduação da USP.
Atividades específicas
Há ainda atividades específicas para a terceira idade na capital e no interior de São Paulo:
– Na capital, a Faculdade de Medicina da USP promove um ciclo de palestras sobre cuidados com a saúde e envelhecimento. Há também cursos de informática, encontros culturais, visitas monitoradas, entre outros.
– No interior do estado, os idosos podem participar de oficinas de artesanato, pintura e teatro em Bauru; cursos de inglês, espanhol e informática em Lorena; noções de direito, vôlei, musculação e yoga em Ribeirão Preto e ginástica adaptada em Piracicaba.
As vagas são limitadas. As atividades são todas gratuitas e para participar, é preciso ter no mínimo 60 anos e cumprir as exigências das disciplinas. Os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade têm direito a um comprovante de participação, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
Jornalista pela Unimar (Universidade de Marília) e autora do livro ‘Vivendo’ (clique aqui para falar com a colunista)