A cada hora, cinco denúncias de violência contra idosos são registradas no Brasil – uma média de 125 queixas por dia, segundo relatório divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH). Só nos primeiros seis meses de 2013, o órgão recebeu 22.754 denúncias de violência praticada contra a pessoa idosa em todo o país.
Portal se alia a outros países no combate à violência ao idoso
Em outubro do ano passado, o Portal Terceira Idade oficializou seu ingresso na lista de membros da Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos (INPEA, na sigla em inglês).
O INPEA, criado em 1997, reúne centenas de associações de vários países que defendem os direitos do idoso e lutam contra o abuso, não só físico como também psicológico, que as pessoas nesta faixa etária sofrem.
Com o objetivo de despertar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, o INPEA, em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), criou, em 2006, o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado, anualmente, no dia 15 de junho.
Evento mundial celebrado pelo Twitter
Este ano, o INPEA celebra, pela 9ª vez, o World Elder Abuse Awareness Day International Commemoration (Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa).
O Portal e mais centenas de organizações internacionais em defesa dos direitos do idoso estão anunciando suas iniciativas para esta data através do site de mensagens Twitter.
Para acompanhar as ações do evento no Twitter, clique na figura ao lado ou no link abaixo.
Siga aqui a página e envie sua mensagem!
Diga não à violência contra o idoso: denuncie!
Em janeiro de 2011, o Portal lançou a campanha “Diga não à violência contra o idoso – Denuncie!”, com o objetivo de sensibilizar os internautas a enviar denúncias de violência contra a pessoa idosa, seja de situações na própria família, ou entre amigos e vizinhos.
As denúncias – não publicadas no Portal para proteger a identidade dos autores dos relatos – são analisadas pelos advogados do Portal para encaminhamento à Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal, que tem mecanismos e instrumentos institucionais que viabilizam o cumprimento das políticas de garantia dos direitos da pessoa idosa.
Nós, do Portal, sabemos que ainda existe um caminho muito longo para extirpar este mal de nossa sociedade. Se você conhece alguém que está passando por esse tipo de situação na família, ou entre seus amigos e vizinhos, denuncie – seu relato pode ser anônimo (clique na figura abaixo).
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)