na última 4ª feira, dia 15 de junho, vários países celebraram o Dia Mundial Contra a Violência ao Idoso (World Elder Abuse Awareness Day, na sigla em inglês). A data – ainda pouco conhecida pelo público no Brasil – foi criada em 2006 com o objetivo de despertar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa.
A iniciativa foi tomada pelo INPEA (Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos), em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Portal conscientiza a população brasileira
Em função de seus esforços e atividades de conscientização da população brasileira com relação à violência contra a pessoa idosa, o Portal Terceira Idade foi eleito representante oficial do INPEA no Brasil em outubro de 2014, em cerimônia realizada em Washington (EUA).
No Brasil, o Portal conta com o apoio de diversas entidades do setor, entre elas: OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Defensoria Pública do Estado de São Paulo, MPF (Ministério Público Federal) e ABG (Associação Brasileira de Gerontologia).
Debate ao vivo e online pelo Facebook
Centenas de organizações internacionais, em defesa dos direitos do idoso, em diversos países, transmitiram, ao vivo, suas iniciativas para esta data pela internet.
No Brasil, o Portal Terceira Idade realizou um debate online, através do Facebook, com a presença de médicos, advogados e outros profissionais da área, discutindo as várias faces da violência contra o idoso e todas as possíveis maneiras de combatê-la.
O evento, aberto à participação dos internautas, foi transmitido ao vivo. A gravação pode ser vista clicando no vídeo acima.
Adote essa atitude!
otos/ilustrações: Portal Terceira Idade / divulgação |
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)