o número de idosos internautas aumentou 940%
whatsApp, Facebook… Hoje, todo mundo está conectado com seus amigos e familiares através da internet, seja usando seu computador de mesa, notebook, tablet ou em qualquer lugar, com seu smartphone. E a “moçada” da 3ª idade não está fora deste contexto, como mostra uma reportagem especial do programa RedeTV News, da Rede TV.
Terceira idade conectada

O programa, que foi ao ar no último dia 3 de agosto, entrevistou Anísia Spezia, 70, aposentada, que, desde o início da era da internet, nos anos 90, já tinha aprendido a fazer planilhas no computador para acompanhar os gastos de sua lanchonete, na época. Hoje, ela é uma das coordenadoras do Portal Terceira Idade, administrando o Mural de Cuidadores Voluntários do site desde 2008.
“Se engana quem pe nsa que os que têm mais de 60 anos estão desconectados do mundo”, enfatizou a repórter Débora Oliveira.
Idosos na internet aumentaram em quase 1000%
Procurando detectar como a tecnologia tem mudado a vida das pessoas, uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva apurou que, de 2008 para cá, o número de idosos internautas aumentou 940%. Os dados mostram, também, que o público conectado da 3ª idade já movimenta cerca de R$ 330 milhões por ano no mercado digital.
“A internet possibilita uma maior independência das pessoas mais velhas, não precisando da ajuda de amigos ou parentes para fazer as suas compras, marcar uma consulta médica ou comprar uma passagem aérea”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
“Eu nuca digo para meus netos e filhas: ‘ah, no meu tempo era assim…’. Agora eu tenho que viver o tempo deles, o tempo de hoje, o tempo de todo mundo!”, finalizou Anísia
Vídeo/fotos: RedeTV / divulgação

Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)