Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que mais de 102 milhões de brasileiros usam a internet. Destes, 14,7% têm mais de 50 anos, totalizando quase 15 milhões de usuários nesta faixa etária. Com isso, a “moçada” da 3ª idade se tornou mais numerosa que os jovens com idade entre 20 e 24 anos, que somam 12,5 milhões.
E, talvez até ultrapassando os jovens, a “moçada” também busca – e muito – relacionamentos através da internet.
Cara-metade
“A ideia da internet como ponto de encontro para casais há muito tempo não está mais restrita aos jovens. Redes sociais, sites de namoro e murais de recados espalhados pelo ambiente virtual também são frequentados por pessoas mais velhas em busca de um parceiro – seja para namoro ou amizade.”
A afirmação é do repórter Guilherme Tagiaroli, da seção de Tecnologia do site UOL, que entrevistou a coordenadora geral do Portal Terceira Idade, Tony Bernstein, sobre relacionamentos na 3ª idade e o alcance do Mural de Amizades e Cara-Metade do site em seus mais de 12 anos no ar. Leia, abaixo, alguns trechos da entrevista.
UOL Notícias > Tecnologia
Idosos conectados aprendem com jovens que internet também é lugar de paquera
Guilherme Tagiaroli, do UOL Tecnologia
(…) O mural de amizades do Portal Terceira Idade funciona como uma espécie de “balcão de avisos”, com formato de blog, e recebe “anúncios” tanto de pessoas que buscam um parceiro, como de pessoas mais velhas atrás de pessoas com interesses comuns.
Segundo a coordenadora geral do Portal, Tony Bernstein, existe uma ideia equivocada de que o idoso tem de ficar em casa. “Ainda há uma cultura no país de que viúvo ou viúva deve ficar desse jeito para sempre, mas com a internet isso está mudando aos poucos. A ‘moçada’ está cada vez mais aberta. Está acontecendo um processo de transição de valores. Eles são super ativos e gostam de sair e se relacionar”, enfatiza.
Marlise Danieli, 64, que é aposentada e trabalhou por muitos anos como secretária bilíngue, aprova a ideia de usar a internet como meio de busca de “pretendentes”. “Acho ótimo, pois não há muitos lugares para conhecer pessoas nessa faixa de idade. Já no mural de amizades e em sites de namoro há um público mais específico. A pessoa vê seu perfil, verifica se há identificação e interage, se interessar”, explica.
A desproporção da participação de homens e mulheres nesse tipo de serviço, segundo Tony, é muito grande, sobretudo pelo fato de os homens mais velhos serem mais fechados: “há muito mais mulheres que homens”. Tanto é que, em busca de entrevistados para a reportagem, os contatos feitos pelo UOL Tecnologia foram principalmente com o público feminino. (…)
Se você está procurando amizades – ou esperando encontrar seu par perfeito – visite o Mural de Amizades e Cara-Metade do Portal (veja link abaixo).
Fonte: UOL Tecnologia
Fotos/ilustrações: divulgação
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)