
estudos recentes demonstram benefícios da convivência entre idosos, jovens e crianças. Segundo os pesquisadores, as trocas intergeracionais permitem ao idoso uma verdadeira troca de experiência de vida e, aos mais jovens, poder criar uma concepção positiva da velhice, fortalecendo seu relacionamento com os idosos e transmitindo-lhes sua vitalidade e alegria.
Avós por uma hora
Pensando nisso, a Agência Russa para Iniciativas Estratégicas e o Fundo de Desenvolvimento de Iniciativas de Internet resolveram criar na Rússia o ‘Avós por uma Hora’, uma espécie de serviço de aluguel de vovôs e vovós. Trata-se de um site que reúne, de um lado, diversos aposentados em busca de trabalho e uma opção para aumentar a renda e, de outro, pais que precisam de ajuda para acompanhar as lições dos filhos, leva-los à escola ou apenas de alguém que brinque com eles enquanto trabalham.
Com uma média de preço de 250 rublos (R$ 12) por hora por um período mínimo de três horas, o serviço trabalha atualmente com mais de 1.500 vovós e vovôs cadastrados.
Aqueles aposentados que se inscrevem são treinados por dois dias em uma escola da própria plataforma. O conteúdo do treinamento inclui aprender a como se comunicar com pais e as crianças, a como reagir em situações de conflito e de primeiros socorros, entre outros.
Ganho afetivo, emocional e até de saúde
Apesar de estarem ganhando dinheiro, o ganho afetivo, emocional e até de saúde é incalculável. Interagir com diferentes gerações faz com que as pessoas fiquem mais alegres. E a felicidade libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar e, ainda:
– Melhora o sistema imunológico;
– Ajuda no combate ao estresse, ansiedade e depressão;
– Alivia as dores;
– Ativa a memória;
– Regula o sono;
– Reduz o risco de doenças cardíacas.
Enquanto isso não ocorre no Brasil, que tal procurarmos estar mais presentes na vida dos jovens e crianças mais próximas a nós? Que tal ser um vovô ou vovó de aluguel dos seus próprios netos?
Fotos/ilustrações: divulgação

Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)