festejar o Ano Novo é uma prática muito antiga. Os romanos foram os primeiros a marcar a data da comemoração no calendário – a celebração ocorria entre 25 de março até 1º de abril. Quem instituiu o dia 1º de janeiro como o primeiro dia do ano foi o Papa Gregório XIII em 24 de Fevereiro do ano 1582. Mas, até hoje, nem todos os países festejam a virada do ano no dia 31 de dezembro.
No mundo
A comunidade judaica segue um calendário lunar e festeja o novo ano, o Rosh Hashaná, durante dois dias do mês de ‘Tishrê’, que ocorre entre setembro e outubro do nosso calendário. Nesta data, é comemorado o aniversário de criação do homem e da mulher. Durante esses dois dias, as famílias se reúnem nas sinagogas para rezar e, em seguida, vão para casa jantar.
Já os islâmicos celebram o Ano Novo em meados de maio, no aniversário da ‘Hégira’ – em árabe, “emigração”. Lá, o Ano Zero corresponde ao nosso ano de 622, quando o profeta Maomé deixou a cidade de Meca e se estabeleceu em Medina.
Confira, abaixo, como cada canto do planeta festeja o novo ciclo:
Mais um ano em nossas vidas
O mais importante de tudo isso é que, independentemente da data estabelecida ou dos costumes de cada país ou religião, todos nós celebramos a chegada de mais um ano em nossas vidas e na vida de nosso planeta Terra!
O Portal Terceira Idade deseja a todos um Feliz Ano Novo, cheio de luz, paz e harmonia!
Vídeo e ilustrações: Portal Terceira Idade
Fotos: divulgação
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)