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O mais importante é como o médico nos atende, seja presencialmente ou à distância
O mais importante é como o médico nos atende, seja presencialmente ou à distância

desde os primórdios da humanidade, tudo o que é novo sempre nos assustou, gerando mitos e exageros… “Será que vamos ser atendidos por um robô ao invés de um médico? Será que é um Óvni ou apenas um avião?…”

Com o avanço da tecnologia, muitas ferramentas estão sendo utilizadas para melhorar os cuidados e o acesso à saúde. No Brasil, um país com grandes distâncias geográficas e barreiras socioeconômicas, o atendimento médico, muitas vezes, é difícil de ser alcançado. Por causa dessa realidade, ações de telessaúde têm aumentado.

Atendimento de saúde de forma remota

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a telessaúde envolve o uso de telecomunicação e tecnologia virtual para fornecer atendimento de saúde de forma remota e fora dos serviços de saúde tradicionais. Com a telessaúde, um paciente que mora em uma zona rural pode conseguir conselhos médicos de um especialista que fica em um local distante.

Para o paciente que mora em regiões urbanas, será feito sempre um primeiro atendimento presencial no qual o médico vai conhecer e entender o seu paciente, além de pedir exames, caso necessário. Nas teleconsultas, ele avaliará os exames, o andamento do caso e, mais adiante, agendará mais uma consulta presencial.

Aí vêm os mitos… “Esta situação vai gerar um atendimento frio? O médico vai agir como um robô? Vai ser tudo impessoal?…”

Quantas vezes em uma consulta ou retorno presencial o médico nos trata de forma fria e rápida? Fala conosco anotando nossos dados e depois nos prescreve uma receita em apenas 10 ou 15 minutos de conversa? O mais importante é como o médico nos atende, seja presencialmente ou à distância.

Benefício da teleconsulta para pacientes crônicos e idosos

Outra questão a ser pensada também é o beneficio da teleconsulta para pacientes crônicos e idosos. No Brasil, 7 em cada 10 idosos possuem doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e colesterol alto.

Isso significa que, após a primeira consulta presencial, com o uso da teleconsulta, o acompanhamento poderá ser feito em conversas online, além do pedido de alguns exames e mudança do remédio ou renovação da receita online, se necessário, evitando assim vários deslocamentos do paciente ao hospital ou consultório médico e diminuindo o tempo de espera nas filas para as pessoas mais velhas.

Uma nova maneira de pensar os processos de saúde

Algumas empresas do setor de saúde já acompanham o tratamento do paciente e ajudam na prevenção de doenças.

Jimmy Cygler, CEO da Proxismed, empresa que acompanha à distância tratamentos prescritos por médicos, alem de lembrar os pacientes, por exemplo, de tomar sua medicação e ter hábitos saudáveis, deu uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo sobre o assunto. “Com a explosão dos canais digitais e remotos e com explosão dos aparelhos eletrônicos e a vinda do 5G, conseguimos dar um suporte em tempo real para o ribeirinho do Amazonas, por celular”, afirmou Cygler.

A Telessaúde inclui áreas específicas, como telemedicina, teleconsultoria, telediagnóstico e tele-educação. Segundo a especialista da área e autora do livro “Telessaúde no Brasil – conceitos e aplicações”, Angélica Baptista Silva, trata-se de uma nova maneira de pensar os processos de saúde, quebrando a barreira da distância.

Telessaúde no Brasil

No início de fevereiro de 2019, o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma nova resolução que regulamenta os atendimentos online em telemedicina no Brasil. Até então, a legislação só permitia a troca de informações pela telessaúde entre médicos para consultoria.

Cerca de dez estados já possuem atendimentos de telessaúde no SUS, segundo o Ministério da Saúde. As ações fazem parte do programa Telessaúde, que começou em 2007. Mas com a nova medida do CFM, o atendimento remoto deve aumentar no país.

A nova resolução no 2.227/18 sobre telemedicina deve entrar em vigor a partir de maio de 2019. Ela diz que agora os médicos brasileiros poderão realizar consultas online, assim como telecirurgia e telediagnóstico, entre outras formas de atendimento médico à distância.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DO CFM SOBRE A
ASSISTÊNCIA À DISTÂNCIA

Teleconsulta

Esta é a consulta médica remota, mediada por tecnologias, com médico e paciente localizados em diferentes espaços geográficos. A nova resolução considera que a primeira consulta deve ser presencial, mas em comunidades geograficamente remotas pode ser virtual, desde que seja acompanhado por um profissional de saúde.

O CFM também recomenda a realização de ao menos uma consulta presencial a cada quatro meses quando os atendimentos forem longos ou de doenças crônicas. Em caso de prescrição médica a distância, é necessário que ela tenha identificação do médico, com nome, número do registro no CRM e endereço, além de identificação e dados do paciente, data, hora e assinatura digital do médico.

Telediagnóstico

A emissão de laudo ou parecer de exames, por meio de gráficos, imagens e dados enviados pela internet deve ser realizada por médico com Registro de Qualificação de Especialista na área relacionada ao procedimento.

Telecirurgia

Mediada por tecnologias interativas seguras, a telecirurgia só poderá ser feita em ambientes com infraestrutura adequada. Além de um cirurgião remoto, é necessário um cirurgião no local para acompanhar o procedimento.

A resolução ainda prevê teleconsultoria, telemonitoramento, teleorientação, teletriagem e regras para garantir a segurança da informação. Em outros países, como os Estados Unidos, já era permitido o atendimento remoto entre médico e paciente. O país tem estados que regulamentam a teleconsulta sem restrições. Já outros têm restrições exigindo ao menos uma consulta presencial.

Telepsicologia

Sob o mesmo ponto de vista, em 2018, uma exceção já havia sido aberta para a telepsicologia. Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) permite a terapia online no Brasil. Desta forma, o objetivo é ampliar o acesso a serviços de saúde mental. A nova norma entrou em vigor em novembro de 2018 com algumas regras pré-estabelecidas.

Levando orientações médicas para quem não tem acesso

Em muitos casos, o que mais falta é a informação. Ao poder tirar dúvidas com um especialista, um médico de família de uma região mais isolada consegue tratar melhor o paciente. Com o sistema de telessaúde e telemedicina, grandes e pequenos municípios se beneficiam. Isso porque reduz a demanda dos serviços presenciais e também ajuda a levar orientações médicas para quem não tem acesso.

“Além de levar saúde de qualidade a cidades do interior do Brasil, que nem sempre conseguem atrair médicos, a telemedicina também beneficia grandes centros, pois reduz o estrangulamento no sistema convencional causado pela grande demanda ocasionada pela migração de pacientes em busca de tratamento”, destacou o CFM.

Os médicos não são obrigados a usar a telemedicina e podem indicar a consulta presencial sempre que julgarem necessário. Nesse cenário, uma pesquisa recente mostra que muitos médicos do estado de São Paulo apoiam a relação com pacientes por meio da tecnologia.

A análise realizada pelo Global Summit Telemedicine & Digital Health e a Associação Paulista Medicina aponta que 85,02% aprovam o uso do Whatsapp e outros aplicativos de mensagem instantânea no relacionamento com seus pacientes.

Hoje, 84,67% dos médicos dizem que usam ferramentas de tecnologia para uma melhor observação dos pacientes, tendo a chance de obter melhores resultados em sua avaliação e diagnóstico do tratamento.

O calor humano e a ética de um bom médico atravessam a barreira da presença física!

Fotos/ilustrações: divulgação

Sobre o Autor

Tony Bernstein

Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)

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