dar às pessoas com mais de 60 anos a chance de ser protagonista dos debates sobre seus desafios na sociedade é a proposta da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece no próximo dia 13 de março, no Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas (MG).
Desafios de envelhecer no século 21
O tema deste ano é “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. A conferência é realizada pelo Conselho Municipal do Idoso e tem apoio da prefeitura. Palestras e apresentação cultural fazem parte da programação.
“Será um grande fórum de discussões sobre os problemas dos idosos. O objetivo é incentivar a reflexão, a discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, de como elas podem participar dos espaços a que têm direito, procurando garantir interação na gestão das políticas públicas”, explica Paulo Danilo Vieira Ávila (foto), presidente do Conselho Municipal do Idoso.
Propostas em âmbito nacional
A Conferência discutirá propostas como: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, Educação, Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, entre outras.
“As propostas selecionadas durante o encontro serão levadas ao Conselho Estadual, em agosto deste ano e, depois, até a Conferência Nacional em Brasília, em novembro”, enfatiza Paulo.
Ouvindo as sugestões e demandas da população
“A maioria das políticas públicas, a partir da Constituição de 1989, preveem o controle social. Ou seja, a participação da população na elaboração e execução das políticas através dos Conselhos e Conferências. Este encontro tem como objetivo discutir os avanços e dificuldades na implementação das políticas públicas e ouvir, também, sugestões e demandas da população”, afirma Maria Eliane Catunda de Siqueira, doutora em Gerontologia pela Unicamp e uma das palestrantes do encontro.
Fotos/ilustrações: divulgação
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)