desde a criação do Portal Terceira Idade, em janeiro de 2006, uma de suas principais campanhas é a luta contra a violência à pessoa idosa no Brasil.
Ao longo de seus14 anos de existência, o Portal busca conscientizar as pessoas sobre este grave problema através de sua campanha “Diga não à violência contra o idoso: denuncie!” (imagem abaixo) que, aliada à atuação de seus advogados especializados em direitos da 3ª idade, recebe e analisa denúncias sobre violência à pessoa idosa vindas de todo o país.
Reconhecimento internacional
Como reconhecimento pelos seus esforços e atividades de conscientização da população brasileira com relação à violência contra a pessoa idosa, a Associação Cidadão Brasil, mantenedora do Portal Terceira Idade, foi eleita representante oficial no Brasil da Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos (INPEA – International Network for the Prevention of Elder Abuse), órgão criado pela ONU que congrega mais de 100 países na luta contra o abuso à pessoa idosa.
A nomeação foi formalizada em novembro de 2014, em Washington DC (EUA), cidade-sede da organização.
Violência à pessoa idosa: uma violação aos direitos humanos
O INPEA luta há 14 anos contra a violência ao idoso em todo o mundo, tendo criado, em 2006, o Dia Mundial Contra a Violência à Pessoa Idosa (World Elder Abuse Awareness Day), em parceria com a ONU (Organização das Nações Unidas) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), comemorado anualmente no dia 15 de junho.
O objetivo principal foi criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa junto com a ideia de não aceitá-la como sendo normal, apresentando formas de prevenção. A ONU passou a reconhecer, desde então, que a violência à pessoa idosa é uma violação aos direitos humanos.
No Brasil, o Portal conta com o apoio de diversas entidades do setor, entre elas: Defensoria Pública do Estado de São Paulo, ABG (Associação Brasileira de Gerontologia), MPF (Ministério Público Federal) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Fotos/ilustrações: divulgação
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)