oNatal está chegando! E com ele, centenas de propagandas que nos incentivam a fazer a “nossa” ceia de Natal, com os “nossos” familiares… Mas e aquelas pessoas que não têm com quem compartilhar esse momento? A noite da ceia de Natal é uma data muito difícil de passar para quem está sozinho ou que não foi convidado por ninguém…
Fazer o bem não faz mal a ninguém
Experimente convidar, também, para sua ceia, alguém que não seja da família, um amigo com quem você não fala há muito tempo, um vizinho.
O sorriso estampado no rosto de seu convidado, demonstrando sua sensação de aconchego e acolhimento, com certeza, será o seu melhor presente de Natal – e o dele/dela também!
Doar não dói
Se você não puder compartilhar sua ceia, não tem problema: há outras maneiras de ser um Papai Noel (ou Mamãe Noel) Solidário neste Natal.
Há muitas pessoas (muitas mesmo) que não terão a mesma sorte que você de ter uma ceia farta e presentes neste Natal: crianças carentes ou órfãs, idosos solitários em casas de repouso, pessoas acamadas em hospitais, que ou não têm família ou são deixados sozinhos nesta época do ano.
Experimente levar (antes e/ou depois do dia de Natal) mantimentos (alimentos básicos ou até panetones que você ganhou e não consumiu) e presentes para estas pessoas.
Se você não conhece ou não sabe onde encontrar creches, asilos ou hospitais com pessoas necessitadas, o Google com certeza ajudará você a encontrar esses locais perto de você.
Dá um pouquinho de trabalho, eu sei… mas você, mais do que aquele que você estará presenteando, se sentirá muito, muito recompensado! Eu já experimentei essa sensação. É muito boa!
Fotos/Ilustrações: Portal Terceira Idade / divulgação
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)