tive o prazer de conhecer de perto o cantor e compositor Luiz Vieira, que nos deixou nesta quinta-feira, 16 de janeiro, no Rio de Janeiro.
Em show realizado em homenagem ao Dia Mundial do Idoso em 2012 no Teatro Gazeta, em São Paulo, ele emocionou a “moçada” do Portal Terceira Idade com seus sucessos mais conhecidos, como “Prelúdio para ninar gente grande” e “Paz do meu amor” – quando tive a honra de poder cantar (pelo menos tentei) ao seu lado no palco.
Cantor influenciou carreira de maestro
Além de emocionar gerações com suas músicas, Luiz Vieira influenciou a carreira do maestro Leandro Toledo (foto) que, desde pequeno, despertou sua vocação ouvindo suas músicas.
O maestro, que desde 2006 participa com seu lindo Coral Sintonia Plena em vários eventos do Portal Terceira Idade, nos presenteia com uma linda homenagem ao cantor.
Uma singela homenagem a um mestre que nos deixou hoje…
Luiz Vieira (1928-2020)
Autor de sucessos como “Prelúdio para ninar gente grande” e “Paz do meu amor” ele nos deixa hoje aos 91 anos, no Rio de Janeiro.
Minha história musical teve pontos importantes por influência da sua música. Ainda pequeno, estudante de órgão, aprendi como tocar em compasso composto (6/8) através da música “Paz do meu amor”.
Desta mesma obra escrevi meu primeiro arranjo pra coro, sendo cantada no início de 2000, quando fiz meus primeiros gestos de regência.
Em 2012, tive a honra de dividir o palco com esse mestre, num dueto dele com meu coro – Sintonia Plena – cantando a mesma “Paz do meu amor”, só que desta vez refiz meu primeiro arranjo, adaptando pra coro e solista, nosso mestre.
Uma detalhe que vale a pena mencionar: na preparação para este concerto, fui ligar para sua esposa (e empresária) para combinar os detalhes dessa parceria, só que para minha surpresa quem atendeu ao celular foi o próprio Luiz, com uma voz rouca e muito simpática. Eu me “tremia” todo por estar falando com essa lenda. Ao me identificar como o regente do coro que cantaria com ele, pra minha surpresa ele respondeu: “Claro, maestro! Estava aguardando pela sua ligação! Fiquei feliz com sua história” (pois relatei minha ligação com sua música desde minha aprendizagem, pelo início da regência, além de minha avó materna ser fã e ter alguns discos em casa)…
Fiquei ainda mais feliz com a humildade demonstrada por esse “monstro” da música…
O resultado não podia ser diferente – todos muito emocionados no palco – eu com a ficha ainda sem cair… – e ele fez questão de abraçar todos os meus cantores, um por um, e seus olhos se encheram de lágrimas… Como não admirar um cara desses! Só lamento não termos repetido essa parceira mais uma vez. Mas sou muito grato ao que fez pela música e de ter marcado minha trajetória… Vá em paz!
Nas fotos, meu coro com ele no palco, eu “tietando” no camarim, e ele autografando o antigo LP de minha avó – já com capa amarelada.
Leandro Toledo, maestro
Obrigada, Luiz Vieira, pelos belos momentos que você nos proporcionou. Que você esteja em paz, cantando com os anjos e os passarinhos!
Vídeo: Portal Terceira Idade
Fotos: Portal Terceira Idade / Maestro Leandro Toledo, arquivo
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)