“As férias estão quase acabando e já estamos na época da volta às aulas…”
A frase parece tirada de uma notícia para adolescentes, mas a “moçada 60+” também vai à escola: os que não tiveram oportunidade de estudar quando mais jovens, bem como os que concluíram seus cursos, mas querem retomar os estudos e complementar seus conhecimentos.
Começando o ano com caderno novo
Para quem quer começar o ano com caderno novo e entrar na turma, boas novas!
O programa Universidade Aberta à Terceira Idade completa 26 anos de existência e está em sua 49ª edição. Seu objetivo é possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens.
São mais de 4 mil vagas gratuitas, distribuídas em mais de 300 cursos de graduação e de atividades físicas e culturais que acontecem nos campi da USP nas cidades de São Paulo, USP Leste, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
Há atividades voltadas especificamente para os idosos. Além disso, o idoso também pode participar de disciplinas dos cursos de graduação da USP, junto com os alunos.
Requisitos e datas para inscrições
Para ingressar nos cursos, os candidatos devem ter idade mínima de 60 anos (idade estabelecida pela ONU e UNESCO).
Período de Inscrições: a partir de fevereiro de 2020. As datas de inscrição podem variar para cada curso/unidade ao longo do semestre. Consulte a data específica no link de cada curso, na unidade/cidade desejada.
Clique na figura ao lado para acessar o site http://prceu.usp.br/3idade, escolha o campus mais próximo de você e clique no título da atividade/disciplina para mais informações sobre data de inscrição e vagas.
Mais informações podem ser obtidas no site da USP, ou com a unidade responsável pelas atividades, com a Coordenação do programa, pelo telefone (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail: 3idade@usp.br.
Fotos/ilustrações: USP / divulgação
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)