osegundo homem a pisar na Lua fez 90 anos no último dia 20 de janeiro. O sobrenome de sua mãe parece ter sido predestinado: Marion Moon, (Lua, em inglês).
Nascido em 1930, Edwin Eugene Aldrin Jr., mais conhecido como Buzz Aldrin, faz parte de um dos clubes mais exclusivos da humanidade: o das 12 pessoas que pisaram na Lua. Tripulante da célebre Apollo 11, Aldrin colocou as botas no satélite da Terra em 20 de julho de 1969, 18 minutos após seu companheiro Neil Armstrong entrar para a história como o primeiro homem a realizar o feito. Sua caminhada na Lua durou 1h43. A de Armstrong, 2h13.
“Viemos em paz”
Desde o retorno à Terra, no entanto, não se desligou do espaço. Escreveu livros, fez conferências e pesquisou o futuro da navegação espacial. Também superou uma crise de depressão que diz ter chegado com a vida de celebridade. Hoje, mantém uma fundação sem fins lucrativos cuja missão é disputar o concorrido mercado do turismo espacial para enviar gente comum ao espaço – pelo mais baixo preço possível.
“O simbolismo da nossa missão foi expresso na placa que deixamos fincada na Lua, dizendo: ‘Viemos em paz por toda a humanidade’”, afirmou Buzz, durante uma de suas entrevistas.
Viver em Marte
Aposentado desde 1971, o astronauta e piloto norte-americano ainda hoje é um forte apoiante da ideia de colocar humanos a viver em Marte.
Fotos: divulgação
Coordenador de Webdesign e TI do Portal Terceira Idade, Jornalista e Publicitário (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2150) (clique aqui para falar com o colunista)