
Você sabia que os dentes envelhecem? Mas, se receberem atenção durante a vida, é possível driblar os sinais do tempo. Segundo a cirurgiã dentista Natália Lucena, uma boa condição de higiene bucal com cuidados diários e acompanhamento com profissional especializado, garante bons frutos na terceira idade.
“Na minha infância…”
“Na infância, a minha mãe me ensinou a usar fio dental e, em seguida, escovar os dentes. Ela dizia que através da higiene, eu poderia envelhecer com todos os dentes”, relembra a gerontóloga Zilma Cavalcante. Em entrevista especial (vídeo abaixo), ela conta que seus cuidados bucais começaram ainda na infância.
Zilma afirma que segue todos os passos: “Depois das refeições, eu sempre escovo os dentes e não abro mão do fio dental. Mas, antes de dormir é o momento mais importante. Acredito que esse hábito previne, inclusive, o mau hálito”.
Sorriso e autoestima
O aposentado José Humberto de Mendonça conta que, infelizmente, usa prótese. A costureira Rita Mustafa também sentiu na pele o desconforto de perder um dente. “Quando repomos esses dentes através de próteses sobre mucosa ou prótese sobre implantes, temos um resultado muito positivo”.
“A melhora é global: melhora automaticamente a fala, a mastigação – que é muito importante na terceira idade, para que os idosos possam ser alimentar de maneira mais efetiva – e também melhora a autoestima”, explica a cirurgiã dentista.
Duas escovas de dente…
Natália esclarece que os pacientes que usam próteses devem ter duas escovas de dente: uma para limpar as próteses e outra para limpar a boca. “As próteses devem ser limpas com detergente. Já a boca e a língua, com uma pasta de dente apropriada. Os idosos também podem lançar mão de limpadores de língua, enxaguantes bucais e pastilhas efervescentes que ajudam na limpeza das próteses. Já os pacientes que usam próteses sobre implantes, devem recorrer ao profissional dentista para esta limpeza semestral.”
Segundo a profissional, os idosos são acometidos pelos seguintes desconfortos:
- Xerostomia (mais conhecida como ‘boca seca’): A saliva é rica em anticorpos que previnem doenças, ajuda na remineralização dos dentes e deixa o pH da boca adequado;
- Próteses mal adaptadas ou antigas: Podem causar lesões ou traumas na boca e ocasionar câncer bucal;
- Doenças periodontais: Podem ocorrer devido a deficiência de nutrientes.
Viver sorrindo
Mas, a boa notícia é que é possível evitar todos esses problemas e viver sorrindo. “Com os seus dentes, você pode comer tudo. Isso dá mais prazer e sabor na boca. Além disso, sorrir é muito importante: um verdadeiro cartão de acolhimento. Mesmo idosa, eu me amo e me cuido sem sacrifícios, afinal, vale a pena”, finaliza a gerontóloga.
Assista à reportagem completa clicando no vídeo acima.
Fonte: Zilma Cavalcante (gerontóloga) e Natália Lucena (cirurgiã dentista)
Vídeo: Farmácias Pague Menos
Foto: Image by Freepik
Mais sobre o assunto na internet
Primaveras > Saúde e bem-estar > Artigos
Autoestima na terceira idade
Por que é importante e como elevá-la?
Pague Menos > Clinic Farma
Consultório Farmacêutico
Testes de Covid, Toxina Botulínica (Estética), Sempre Bem Club, Teleconsulta, Medicamentos Especiais, Nossas Lojas, Vacinas, Manipulação, entre outros

Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)