Aprendemos na escola quais são as camadas que formam o subsolo na terra. Mas como podemos ter certeza disso se pouco sabemos da grande maioria das coisas que aconteceram durante a história do planeta Terra?
Respostas e mais perguntas para quase tudo…
Há quanto tempo existe o universo?
“Há bastante tempo os cosmologistas vêm discutindo se a criação foi há 10 bilhões de anos”, duas vezes essa cifra ou um valor intermediário? Parece estar se formando um consenso em 13,7 bilhões de anos. Será que é definitivo?
Quantas espécies vivem em nosso planeta?
“Não temos a menor idéia do número de seres que vivem em nosso planeta”. As estimativas oscilam de 3 milhões a 200 milhões”. Quantos seres vivos ainda serão descobertos?
Como seria se você pudesse visitar uma célula? Será que você iria gostar?
“Ampliada para uma escala em que átomos tivessem mais ou menos o tamanho de ervilhas, uma célula seria uma esfera de 800 metros de diâmetro. Dentro dela, milhões e milhões de objetos passariam zunindo feito balas e não haveria nenhum lugar onde você pudesse ficar sem ser atingido”.
O que aconteceria se todo o gelo da Terra derretesse?
“Os níveis oceânicos subiriam 60 metros – a altura de um prédio de 20 andares – e todas as cidades costeiras seriam inundadas”. Você já pensou nisso?
Geneticamente, qual a semelhança entre homens e macacos?
“O ser humano plenamente moderno é 98,4% geneticamente indistinguível do chimpanzé moderno. Há mais diferença entre uma zebra e um cavalo, ou entre um golfinho e um boto, que entre você e as criaturas peludas que seus ancestrais remotos deixaram para trás quando partiram para conquistar o mundo”. Evoluímos ou não?
O que podemos fazer caso um meteoro venha em direção da terra? Você tem idéia de como se proteger?
“Só conseguiríamos vê-lo quando estivesse uns seis meses de distancia, quando seria tarde demais. Só bem no finalzinho saberíamos se a colisão seria inevitável”. Durante quase todo o tempo de aproximação do objeto viveríamos na incerteza. Seriam as semanas mais interessantes da história do mundo. E imagine a festa se escapássemos vivos”. Você tem idéia de como se proteger?
O que sabemos é que a nossa vida está sujeita a todo o tipo de perigo, tanto externo (objetos do espaço) como internos (terremotos e vulcões), que a nossa existência está ameaçada e que há muito pouco que possamos fazer. Se serve de consolo, já vivemos assim há alguns milhões de anos.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)