Os dentes são importantíssimos para a mastigação de alimentos saudáveis e na manutenção de uma boa saúde geral. As pessoas com ausência de dentes e problemas gengivais acabam evitando certos alimentos essenciais à saúde, como carne, verduras cruas e frutas, devido à dificuldade para mastigar, limitando a dieta aos alimentos moles, causando deficiência de vitaminas e nutrientes.
Estudos recentes demonstraram que consumo reduzido de nutrientes necessários pode aumentar o risco de mortalidade, pois as deficiências de nutrientes tais como proteína e zinco, diminuem a função imunológica e aumenta a suscetibilidade de uma pessoa à infecção.
Baixo consumo de vitamina C foi associado com problemas cardíacos com a doença arterial periférica aumentada. Indivíduos com problemas dentais tiveram consumo mais baixo de nutrientes tais como proteína, tiamina, riboflavina, vitamina D, ferro e magnésio. Perder dentes na terceira idade não é um fato normal, inevitável e decorrente do passar dos anos, pois cada dente tem uma função específica na mastigação e a ausência de apenas um dente pode causar prejuízo ao processo digestivo.
A pessoa que não mastiga direito engole pedaços maiores e mais difíceis de serem digeridos, sobrecarregando o estômago. Com o tempo, isso pode causar azia, refluxo, gastrite e outros problemas gastro-intestinais. Os problemas gengivais com perda óssea são fatores que agravam este quadro pois, com o recuo da gengiva surge a cárie na região da raiz do dente levando a processos infecciosos, se não tratados.
Para reverter este quadro, o primeiro passo é sempre a prevenção, deve-se visitar o dentista com mais freqüência, procurar profissionais que ensinem a utilização correta da escova de dentes e o fio dental. Para manter a boa saúde bucal, o paciente deve ter cuidados redobrados na limpeza de toda a cavidade bucal uma boa higiene. Deve-se escovar os dentes após cada refeição, principalmente antes de dormir, com uma escova macia e fazendo movimentos suaves para não machucar a gengiva.
O fio dental é outro poderoso aliado e tem de ser utilizado sempre antes da escovação, para a retirada dos resíduos maiores. A limpeza da língua com escova e colutórios é uma das principais preocupações, para a eliminação de resíduos que ficam nas papilas. Aqueles indivíduos que perderam um ou mais dentes, o ideal é procurar o dentista que irá indicar a prótese mais adequada e ensinar a utilizar dispositivos para higienizar.
Uma revisão periódica das próteses também é necessário, pois não duram para sempre. As próteses totais (em casos de perda total dos dentes) e removíveis, por exemplo, são muito utilizadas pelo baixo custo de manutenção e facilidade de manuseio e limpeza. Neste caso, deve-se usar sempre um bom fixador, de preferência os que permitem ajuste perfeito à gengiva, a fim de evitar irritações e a entrada de alimentos.
Cuidados dentais preventivos para preservar os dentes naturais e cuidados rotineiros para assegurar que as próteses estejam adequadamente ajustadas e em função, pode diminuir o risco nutricional em pessoas da terceira idade.
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)