Para ver, ao vivo, como a “moçada” da terceira idade tem aproveitado os recursos dos Telecentros, e o que eles acham do Portal Terceira Idade, a equipe do portal visitou, no dia 14 de agosto, o Telecentro CEU Campo Limpo, na zona Sul de São Paulo.
O Portal conversou com Vanessa de Oliveira e Álvaro de Moura, supervisores do Telecentro, sobre como o público da terceira idade utiliza o portal, suas opiniões e os benefícios que o site oferece para o idoso. Durante a visita, o Portal entrevistou dois casais de idosos que utilizam o portal todos os dias.
“O Portal é uma ferramenta muito importante para o idoso, desperta a curiosidade e a busca de informações. O Portal é tão intuitivo e fácil de navegar que até os monitores do Telecentro o tem utilizado como parte do curso de utilização de internet oferecido aqui na nossa unidade”, afirma Vanessa.
Um dos casais que freqüenta o Telecentro CEU Campo Limpo regularmente ficou emocionado ao falar sobre o portal. “Agradecemos muito por vocês estarem nos dando a oportunidade de usar a internet e termos acesso a tanta informação e troca de experiências”, enfatizou Dilma Josefa de Oliveira Palmeira, 53 anos, ao lado de seu marido, também usuário do portal, Waldeir Alves Palmeira, 58.
“Eu trouxe esse casal, são meus vizinhos, porque gostei muito de usar o portal e, aí, eles também ficaram entusiasmados. Agora a gente vem sempre juntos aqui. Isso mudou muito nossas vidas. A gente, agora, vai passando o portal de boca em boca para a comunidade daqui do Campo Limpo”, disse Octacilio Olympio, 64, ao lado de sua esposa Aparecida Maria de Aloque Olympio, 66.
Vanessa comentou sobre a necessidade da divulgação do Portal em todos os Telecentros de São Paulo, bem como da importância da capacitação de seus monitores, pois, ela afirma, “o uso do portal é bastante intuitivo e seria muito importante encontrar os monitores dos demais Telecentros para trocarmos experiências e sabermos as opiniões de idosos de várias regiões, uma vez que o perfil do idoso é muito específico para cada zona da cidade.”
De acordo com Álvaro de Moura, supervisor técnico de vários Telecentros da zona Sul da cidade de São Paulo, “o Portal Terceira Idade oferece facilidades no acesso, deixando a ‘moçada’ a vontade e familiarizada com a navegação na internet. O Portal destaca-se em várias ações, deixando as pessoas atualizadas com temas importantes como: Esporte, Saúde, Sexualidade, Cinema, etc. Outro tópico importante é a interação com o Telecentro, pois oferece de forma clara uma maneira da ‘moçada’ escolher cursos para o aperfeiçoamento do seus conhecimentos. Um atrativo de destaque é o Mural de Trocas, que promove a interação de todos que acessam o espaço para publicar anúncios de trocas de objetos. Um dos itens que desperta o interesse é a parte da divulgação de shows e eventos, pois mostra os lugares públicos que oferecem atividades de lazer e cultura. Um fator essencial do Portal é deixar a ‘moçada’ ciente dos Direitos da 3ª Idade”.
Ao final da visita, a equipe do portal, feliz em saber que ‘a moçada’ tem aproveitado muito bem o portal, se mostrou consciente de que ainda há muita pesquisa e desenvolvimento a serem realizados e que o treinamento comportamental e orientação das ferramentas do portal continua, até o final do ano, com a capacitação de aproximadamente 480 monitores dos 152 Telecentros da cidade.
Você pode colaborar. Se você, supervisor ou monitor de Telecentros, ou você, usuário do portal, quiser dar sugestões de matérias, entrevistas, eventos ou cursos para a terceira idade, entre em contato com o portal. Sua opinião é muito importante para nós.
Envie suas opiniões para:
Tony Bernstein – Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade
E-mail: tony@cidadaobrasil.org.br
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)