O prédio do Detran (foto), inaugurado em 1954, no Parque Ibirapuera, irá se tornar a nova sede do Museu de Arte Contemporânea da USP. Oscar Niemeyer (foto-detalhe), 99 anos, autor do projeto do prédio original é quem está desenhando a adaptação do próprio edifício.
No dia 26 de maio, Niemeyer recebeu o governador José Serra e o secretário estadual de Cultura, João Sayad, em seu escritório no Rio, e lhes entregou o primeiro desenho provisório, junto com um texto explicativo sobre a proposta.
“Será um novo edifício. O Serra pediu uma idéia, e eu achei que, com novas medidas, é possível transformar o prédio em museu de forma satisfatória”, comenta Niemeyer.
O arquiteto propõe três mudanças. A primeira é que a circulação do edifício seja realizada por um bloco externo ao prédio original, com um elevador para subida e uma rampa para descida; a segunda, que o museu tenha sete andares, em vez de nove, portanto dois pavimentos serão quebrados, fazendo com que dois andares tenham pé direito (altura entre o piso e o forro de um compartimento) superior a seis metros, sendo assim mais adequado a exibições contemporâneas, e a terceira, que a fachada, atualmente em vidro, seja tapada para dar maior condição de abrigar exposições.
O MAC possui cerca de 8 mil obras. Com sua atual sede no campus da USP, mais o espaço no pavilhão da Bienal, o museu não consegue expor sequer 1% de seu acervo, quando normas internacionais indicam que o mínimo adequado seja 20%. Agora, ao receber quase 20 mil m2 de área expositiva, a instituição pode se aproximar dos padrões sugeridos.
O parque Ibirapuera se tornará uma região direcionada à cultura ao reunir o Museu Afro-Brasileiro, a Bienal, o Museu de Arte Moderna e a Oca.
Segundo o Secretário de Cultura, a reforma do edifício será totalmente custeada pelo governo do Estado e a manutenção do museu continuará a ser feita pela USP.
O novo museu deve ser inaugurado no final do próximo ano, para a comemoração dos 101 anos de Niemeyer. O Detran irá desocupar o edifício até o fim de janeiro de 2008, a um custo de R$ 3,7 milhões. Com essa mudança, o núcleo administrativo do Detran irá ter sede na rua Boa Vista e os serviços prestados serão descentralizados pela cidade.
Niemeyer, que comemora cem anos em dezembro, prepara ainda a criação de um centro cultural para a Fundação Príncipe de Astúrias, na Espanha. “Eu tenho 60 anos, 100 é sacanagem. Se pensar só nessa idade, eu perco a esperança”, filosofa Niemeyer.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)