Nos últimos meses, o Portal tem mostrado como a ´moçada´ da 3ª idade está usando cada vez mais a internet, no Brasil e no mundo. No Quebec (Canadá), o Portal fez uma entrevista com pessoal do RIAQ, um portal para a terceira idade canadense e, em Marília (SP), o Portal organizou uma oficina de internet que atraiu mais de 100 pessoas da ´moçada´ da cidade, ávidos por aprender a navegar e se comunicar através da rede mundial.
Pesquisa recente do Ibope NetRatings mostra que os usuários de internet com 65 anos ou mais já somam 350 mil. Esta faixa etária representa 1,6% dos 22,7 milhões de internautas residenciais no Brasil.
“Não parece muito, mas até pouco tempo, eles não eram expressivos no mundo digital. A adesão à banda larga é a explicação para a chegada desse grupo, que não deve parar de crescer”, explica José Calazans, analista de mídia do Ibope NetRatings.
O computador também facilita a comunicação com os parentes que moram longe. Depois que os idosos descobrem que usar a internet ajuda a economizar na conta de telefone, não querem saber de outra coisa. “Falo sempre com as minhas filhas que moram longe pelo MSN. Uso a webcam e posso ver como elas estão”, comenta a professora aposentada Neuza Fabiano, 64 anos, que vive em Rio Verde, Goiás.
A idade não é um impeditivo na internet. Pelo contrário, as pessoas com mais idade também estão presentes em comunidades de relacionamento, como é o caso da corretora de imóveis Edna Michiles, 54 anos, usuária do Orkut. “Adoro! Já encontrei várias amigas das antigas e muitas me acharam também”, conta.
No entanto, para alcançar essa familiaridade com a tecnologia, os idosos tiveram de ultrapassar a barreira do medo. “Não é fácil vencer esse temor. A gente acha que vai estragar ou apagar tudo”, admite Maria Neide, que só conseguiu começar a usar o computador com a ajuda dos filhos.
No caso de Neuza Fabiano, a saída foi fazer um curso. “Um dia tomei coragem e me matriculei. Me senti meio deslocada porque só tinha garotada. Mas segui adiante e hoje sei fazer tudo sozinha”, afirma a aposentada, que já ajudou muitas amigas a perderem o medo do computador.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)