Tudo começou quando o aposentado inglês Alf Carretta, de 90 anos, ligou para a BBC (rede inglesa de TV) para reclamar de um bingo que fechara perto de sua casa.
Foi quando o produtor do canal, Tim Samuels, que estava colhendo histórias para um documentáriosobre as dificuldades encontradas pela terceira idade na Inglaterra, teve a ideia de produzir ovideoclipe “My generation”(cover1 da gravação de mesmo nome do grupo The Who), com vários idosos, para chamar a atenção para a causa.
A iniciativa fez tanto sucesso na Inglaterra que deu origem ao grupo The Zimmers (nome em inglês dado ao andador usado pela terceira idade) (foto), formado por 40 idosos, alguns centenários, com Alf Carreta como principal vocalista.
Após o lançamento do cd com a regravação da música “My generation” (foto), do The Who, uma das canções mais conhecidas do rock, que tem na letra o “desejo de morrer antes de envelhecer”, em maio deste ano, o The Zimmers tornou-se a primeira banda da terceira idade a entrar nas paradas de sucesso do Reino Unido.
A capa do cd é baseada na foto de um disco famoso dos Beatles, que mostra o grupo atravessando a faixa de pedestres de Abbey Road, local do também famoso estúdio onde o grupo se reuniu para gravar o disco, tudo com muito bom humor. A receita de venda do cd, que também está disponível para download, será destinada a instituições beneficentes ligadas à terceira idade.
O videoclipe do grupo The Zimmers foi inserido no YouTube (assista clicando na tela de vídeo abaixo) no início de abril e já foi visto por mais de um milhão de pessoas e despertou interesse da indústria fonográfica.
A ´moçada´ do grupo não imaginava que uma reclamação sobre o fechamento de um bingo acabaria criando tanto sucesso.
The Zimmers – My Generation (3’42”)
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)