Recentemente, conheci uma jovem estudante de jornalismo que me chamou a atenção por dois motivos. Primeiro, por ser uma pessoa carismática, gentil e muito doce, motivo pelo qual logo ficamos amigas. Segundo, pelo fato de o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) abordar um tema raro para a sua faixa etária: a terceira idade.
Para defender seu TCC de jornalismo, na Unimar, no interior de São Paulo, Caroline Fernandes Mussato (foto), 21 anos, optou por escrever um livro, em forma de breves reportagens.
‘Vivendo’ (90 páginas, Editora Raízes) relata histórias de pessoas que passaram dos 60 anos de idade, mas que levam uma vida ativa como qualquer outra pessoa mais jovem. São crônicas que registram o percurso de vida de pessoas únicas que vivem em Lins, cidade próxima a Marília, lugar em que nada permanece em segredo por muito tempo.
Caroline confessa que entrevistar, ordenar e redigir sobre a vida dessas pessoas exigiu muita dedicação e um amadurecimento gradativo.
“Depois de parar para pensar no que tenho feito com a vida, me dei conta que nada melhor do que entrevistar pessoas que passaram dos 60 anos e vivem como se não tivessem essa idade. Pessoas desconhecidas do olhar de muitos. Queria descobrir o que elas teriam para me contar, como foram as suas vidas onde ninguém até então viu”, diz.
A autora conta que a procura de informações foi cansativa, mas o resultado de cada linha escrita valeu a pena e que histórias reais de superação são motivo de orgulho para quem as viveu e para quem as escreve.
Os leitores do Portal poderão conferir as reportagens de Caroline, narradas com sensibilidade e coração aberto, no canal ‘Arte e Cultura’, onde, a partir deste mês, é colunista convidada e passará a escrever regularmente para a seção (veja em ‘saiba mais’, abaixo).
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)