O calor do verão nunca foi tão forte. E, nesta época de férias, com muito sol e praia, é importante usar o bom senso na hora de levar guloseimas à boca e evitar alimentos salgados e gordurosos, especialmente no período em que você estiver exposto(a) ao sol, momento em que a desidratação do corpo é muito grande.
Felizmente, com a variedade de alimentos saudáveis disponíveis, manter a alimentação equilibrada não é uma tarefa muito árdua. Afinal, quem não aprecia frutas da época, como: melancia, uvas, água de coco ou uma boa salada verde acompanhada de cereais integrais e belos legumes, entre outros alimentos naturais?
É importante lembrar que as férias ocorrem em pleno calor do verão, em todo o País, por isso é imprescindível dar preferência a alimentos leves e frescos para evitar a má digestão. Devem-se evitar alimentos gordurosos e salgados.
Se o paciente come mal, a acupuntura só poderá atuar no efeito. Portanto, é importante que nós, acupunturistas, orientemos a população a usar os conhecimentos chineses para prevenir-se de doenças das estações.
Outra dica vai para quem costumar abusar na ingestão de bebidas alcoólicas nesta época do ano. É importante ingerir extrato de alcachofra e/ou de Cardo de Santa Maria, antes e depois do abuso de álcool, e beber bastante água para evitar a desidratação e perda de neurônios causada pela intoxicação alcoólica.
Algumas dicas para refeições mais saudáveis:
– Dê preferência a carnes mais magras e brancas, como peixes, frango, peito de peru, carnes vermelhas sem gordura, sempre que possível grelhadas ou assadas; evite frituras;
– Substitua doces por frutas naturais, gelatinas e iogurtes ou coalhadas;
– Ao invés de maionese e creme de leite, utilize molhos à base de iogurte;
– Prefira os refrigerantes light, suco de frutas e chás, pois oferecem menos calorias.
Nós somos o que comemos.
Especialista em Acupuntura, Fisioterapeuta, Mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ), especialista em Neurociência aplicada à Longevidade (IPUB/UFRJ) e presidente da ABA-RJ (Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro) (clique aqui para falar com o colunista)