Há um bom tempo tenho notado um grande número de jovens visitando o Portal. E, muitos deles, participando da Campanha dos Cuidadores Voluntários, da qual fui a 1ª voluntária e, hoje, coordenadora da campanha.
Isto, do alto dos meus 65 anos bem vividos, sem falsa modéstia, despertou-me o desejo de passar algumas dicas a esses futuros idosos, para que possam curtir em pleno vigor essa etapa maravilhosa da vida.
1- Seja sempre curioso, estude muito, e se interesse por tudo. Cultura inútil não existe. Cultura existe.
2- Procure trabalhar sempre, e naquilo que te der prazer. Não entre em competições inúteis com ninguém, você só tem o compromisso de vencer a si mesmo.
3- Compartilhe com seus filhos a fé em Deus e exercite a oração ao
trabalho.
4- Procure sempre apoiar os movimentos de direitos humanos, principalmente para idosos. Lembre-se: um dia você será idoso e seria bom encontrar uma sociedade que te respeite.
5- O ideal é que seus filhos, ao chegarem à maioridade, já não dependam de você. E você, ao chegar à terceira ou quarta idade, não dependa deles.
6- Ao chegar à terceira idade, reduza suas atividades de trabalho e aumente consideravelmente suas atividades de lazer e sociais.
7- Viaje muito, visite parentes distantes, selecione amigos e procure estar sempre presente em todos os eventos que envolvam parentes e amigos, como casamentos, aniversários e festas de fim de ano.
8- “Ter um milhão de amigos” é um belo refrão de uma das mais conhecidas canções de Roberto Carlos. Meia dúzia de amigos sinceros e companheiros para todas as horas deixa qualquer ser humano extremamente feliz, independentemente da idade.
9- Tenha sempre uma pequena poupança para alguma emergência, mas não guarde muito dinheiro. Lembre-se: dessa vida não se leva nada, só a lembrança dos amigos e o amor no coração.
10- Cultive amizade com vizinhos e, se morar em apartamento, cative o porteiro. Eles notarão sua ausência e, se houver alguma necessidade de ajuda, eles estarão sempre dispostos a socorrê-lo(a).
11- Não se queixe de suas dores físicas aos familiares e amigos. Ouvir sobre suas dores é função de seu médico.
12- Não critique. Procure sanar seus defeitos e imperfeições.
13- E, finalmente, evite a frase que os jovens odeiam: “No meu tempo…” O seu tempo passou, procure viver, hoje, o tempo de todos nós, e com alegria, sorrisos e muito, muito bom humor.
14- Feliz Terceira Idade a todos!
Coordenadora da Campanha “Seja um Cuidador Voluntário” do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)