O Brasil é um dos países onde mais se assiste televisão no mundo. Bem, quantidade nem sempre é sinônimo de qualidade e, infelizmente, neste caso essa frase é verdadeira.
Vivemos num país pobre, onde, dificilmente, as pessoas têm condições para comprar um livro, ir ao cinema, ao teatro ou mesmo frequentar a escola ou um curso qualquer. Então, o que nos sobra? A TV.
Toda essa conjuntura já seria suficiente para o governo e a sociedade investirem em programas de TV educativos, ou, ao menos, incentivarem as emissoras privadas a produzirem programas com mais qualidade.
Ao invés disto, as grandes emissoras estão investindo investem com toda força no bom e velho formato do entretenimento inútil e fútil. Prova disso são os “reality shows”, fórmula consagrada, presente em quase todas as estações de TV aberta, que vende facilmente a falsa ideia de conhecimento e diversão.
Mas por que “falsa” ideia de informação e conhecimento? Afinal, são feitas perguntas sobre história, geografia, ciências, cinema… Porém, tão soltas e desconexas que acabam ficando perdidas no ar, e você tão perdido quanto elas. Cenas e mais cenas de personalidades – nem sempre ricas ou famosas – aparecem na telinha, mostrando suas camas, seus armários, ou o que comem e o que bebem. E qual é o grande chamariz para atrair o público? Prêmios que vão realizar os seus sonhos: carros, casas e barras de ouro… E dinheiro, dinheiro e mais dinheiro!
Claro que a chance de poder realizar seus sonhos é importante. Mas não se iluda. Você não vai adquirir conhecimento e cultura jogando no “cassino” da próxima emissora que você zapear! Diversão e cultura são muito importantes para nossas vidas, mas não vamos deixar que nos “vendam gato por lebre”.
Quanto mais profundo o nosso conhecimento sobre algo, mais afastados estaremos das aparências, conseguindo chegar, assim, mais perto da realidade.

Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)