Hoje é possível encontrar em locais públicos de diversas cidades, lugares próprios para realizar exercícios. Em países como Japão e China, essas academias a céu aberto já fazem parte do cenário urbano há um bom tempo e são muito utilizadas por pessoas da terceira idade.
O fato interessante desses aparelhos é que eles proporcionam ao praticante um exercício sem impacto, que possibilita realizar o exercício com algumas vantagens, entre elas podemos citar:
– Redução do impacto prejudicial às articulações;
– Possibilita um aumento na amplitude do exercício, suave e gradualmente;
– Aumenta a flexibilidade dos músculos e articulações;
– Possibilita um aumento da capacidade cardiorespiratória;
– Geralmente são equipamentos que permitem um exercício seguro e divertido;
– E o fator social implícito, já que a academia fica em locais públicos.
Esses aparelhos permitem a realização de exercícios que podem funcionar como aquecimento para uma corrida ou uma caminhada, mas também são exercícios que podem ser feitos em circuitos como em uma academia convencional.
Só não se esqueça de procurar um profissional para auxiliar na quantidade, velocidade e tipo dos movimentos, para que o excesso seja evitado e também evitar que haja o agravamento de lesões pré-existentes.
Se na sua cidade ou bairro existir uma academia pública a céu aberto, aproveite e comece os exercícios! Os benefícios serão imensos, sem custos adicionais, além de ser uma oportunidade para fazer novos amigos.
Fisioterapeuta especialista em ortopedia e traumatologia do Instituto de Ortopedia e Trauma do Hospital das Clínicas de São Paulo (CREFITO: 3 15382) (clique aqui para falar com o colunista)