Geraldo Silva de Souza, 65 (foto), teve uma infância parecida com a de muitas crianças brasileiras. Nascido em Jequié, na Bahia, de uma família de lavradores, não conheceu seus pais, que perdeu muito cedo. “Não tive pai nem mãe. Uma avó analfabeta me criou. Naquela época se apanhava na escola e de palmatória”, comenta.
Fugiu da escola cedo, talvez por medo de levar uma surra prometida pela avó pelas suas traquinagens. “Ela percebeu que eu tinha fugido por medo da surra e me perdoou. Mas acabei não voltando pra escola”, completa.
Aos 15 anos foi para São Paulo onde exerce até hoje a profissão de mecânico de carros. No entanto, Geraldo sempre quis estudar. “Um dia, em casa, vi uma reportagem na TV sobre a Universidade Aberta à Terceira Idade. Eu, correndo tanto atrás e ela já existia há muitos anos… Antes tarde do que nunca!”.
Hoje, ele é aluno da Universidade Aberta à Terceira Idade da USP (Universidade de São Paulo), onde estuda Engenharia Mecânica (disciplina Aerodinâmica) na Politécnica. Com muita disposição para os estudos e interessando cada vez mais sobre como funciona a mente das pessoas, quer fazer, também, Psicologia e Psiquiatria.
“A escola pública do passado foi boa. Aos 10 anos, eu já lia e escrevia. Hoje, com tanta tecnologia, a escola não está alfabetizando como antes. A universidade aberta à 3ª idade foi para mim a oportunidade, que não tive, de estudar. O sonho é ousado, mas os amigos ajudam”, afirma orgulhoso.
Assim como Geraldo, milhares de pessoas em todo o País com idade acima de 60 anos estão voltando a estudar. O objetivo das UNATIs, Universidades Abertas à Terceira Idade, é possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens.
Se você tem sessenta anos ou mais e pretende voltar – ou começar – a estudar, a USP está com as inscrições abertas em disciplinas dos cursos de graduação da Universidade. Além das vagas nas chamadas “disciplinas regulares”, a USP oferece também atividades complementares, como palestras, oficinas, excursões, caminhadas, entre outras. As inscrições podem ser feitas de 27 de fevereiro a 9 de março.
Para consultar cursos oferecidos por diversas UNATIs espalhadas em outros estados do Brasil, clique no link recomendado abaixo, em ‘saiba mais sobre o assunto’.
Coordenadora de redação e interatividade do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a colunista)