Jankel Schor, russo naturalizado brasileiro, comerciante aposentado, aos 86 anos de idade “bate um bolão”. O “rei das embaixadinhas”, como é conhecido, dá um show nos intervalos de partidas de futebol no Maracanã quase todos os fins de semana, mostrando equilíbrio e habilidade com a bola.
Nascido em Moscou, Jankel veio para o Brasil aos 5 anos de idade com os pais e mais sete irmãos, indo morar em Recife, logo se mudando para o Rio de Janeiro.
Nas ruas de paralelepípedo da Tijuca, onde jogava com os pés descalços, descobriu sua paixão pelo futebol. Como era seu principal passatempo, acabou indo fazer um teste no clube Vasco da Gama, onde foi aprovado.
Mas o sonho de um dia ser um jogador famoso foi vetado pelo pai. A família russa não conseguia ver um de seus descendentes correndo atrás de uma bola. Isso o fez seguir a carreira de comerciante.
Aplausos no Maracanã
Em 1998, Edmundo, na época, jogador do Vasco da Gama, o levou para exibir seu talento ao público em São Januário, onde se apresentou por cerca de dois anos. Não demorou muito para ganhar autorização da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ) para ser a estrela dos intervalos dos jogos no estádio Maracanã.
Em novembro do ano passado, no intervalo de um jogo entre Flamengo e Fluminense, no Maracanã, Jankel, como de costume, não deixou a bola cair. Ao som do consagrado tema musical do Canal 100, ele foi aplaudido pelas duas torcidas.
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)