june Haimoff, uma senhora britânica, hoje com 92 anos, aportou e fixou residência na praia de Istuzu, na costa da Turquia, desde o início da década de 80. Foi amor à primeira vista – mas não foi pela areia branca e sua água límpida e cristalina…
“Numa noite, eu estava passeando quando vi uma sombra no chão. Era uma tartaruga cavando o seu ninho na areia. Eu fiquei parada observando… Isso mudou a minha vida”, diz June, emocionada.
Capitã June
Tartarugas marinhas existem há mais de 100 milhões de anos, e viajam através dos oceanos do mundo. No entanto, lutam pela sobrevivência, em grande parte devido às ações causadas pelo homem. Preocupada com a extinção das tartarugas no Mediterrâneo, em parte causada pelo tráfego intenso de barcos – muitos dos quais acabam partindo o casco desses animais com as hélices de seus motores – fundou a Sociedade de Proteção às Tartarugas, junto a uma clínica que trata os animais que inspiram cuidados. Ambas as atividades funcionam na antiga casa de June, lugar onde morou por muitos anos desde sua chegada.
Hoje, caminhando pela orla, pode-se notar várias placas sinalizando onde as tartarugas enterram seus ovos. Além dessas sinalizações, a Capitã June – como é carinhosamente chamada pela população local – criou, também, um aparato que evita que as tartarugas tenham ferimentos graves no mar. Os animais são protegidos por meio de um anel de metal acoplado aos barcos, evitando que as tartarugas tenham ferimentos graves com suas hélices.
Mas o maior sucesso de June aconteceu logo após sua chegada à praia, no final dos anos 80, época em que impediu, quase sozinha, a construção de um grande complexo hoteleiro em Istuzu.
Vida simples
Depois de dois casamentos com homens ricos, June vive atualmente em uma casa simples, lugar que serviu de inspiração para escrever diversos livros sobre a vida agitada que teve e suas aventuras protegendo a fauna local.
Hoje, os agradecimentos à essa mulher – que, mesmo com mais de 90 anos de idade, continua ativa na proteção do meio ambiente – são muitos. “Quase todos pedem para que eu conserve essa parte da costa para que continue assim, e isso me encoraja. Eu sou agradecida por ter conhecido essa praia”, enfatiza June.
As tartarugas resgatadas tornaram-se um símbolo da região, e atraem muitos turistas e estudiosos até o local.
Vídeo/fotos: DW – Deutsche Welle / divulgação
Redação do Portal Terceira Idade (clique aqui para falar com a equipe de redação do Portal Terceira Idade)