lembra-se de quando não existia a internet? Celulares e smartphones, então, nem se pensava… Sim, existiu essa época, não muito tempo atrás, nos anos 1980/1990, quando a palavra “computador pessoal” significava apenas aqueles rudimentares micros de mesa…
A expressão “conectar-se na rede” ainda demoraria muito para fazer parte do vocabulário do nosso dia a dia… Os programas (sotwares, ou os chamados “apps” de hoje em dia) eram poucos – processadores de texto e planilhas – e a palavra “segurança” referia-se apenas aos vírus de computador – passados através de, acredite, disquetes…
Respeito é bom e a gente agradece. Na internet e fora dela!
Com a crescente popularização da internet nos últimos 20 anos, o uso da rede – hoje acessada por crianças, jovens, adultos e idosos – a palavra ‘segurança’ adquiriu outro perfil. Hoje, temos que nos preocupar com as informações que publicamos nas redes sociais – fotos, vídeos e textos – e com os “amigos” – que nem sempre são o que dizem ser – que pedem permissão para fazer parte das nossas redes.
Segundo a Safernet Brasil, associação civil que combate crimes virtuais e a violação dos direitos humanos na internet, o número de delitos cometidos na internet em 2018 cresceu 109,95% em relação ao ano de 2017.
Os três cibercrimes mais denunciados em 2018 foram: pornografia infantil – com 60.002 denúncias –, conteúdos de apologia e incitação à violência e aos crimes contra a vida – com 27.716 registros –, e violência e a discriminação contra mulheres – com 16.717 queixas.
Dia da Internet Segura
Com o objetivo de conscientizar os internautas do mundo todo para o uso seguro e responsável da rede, foi criada, em 2003, pela Rede Insafe na Europa, entidade que reúne atualmente mais de 140 países, a campanha mundial “Safer Internet Day”, ou ‘Dia da Internet Segura’, para mobilizar usuários e instituições em torno da data e estimular um uso livre e seguro.
Este ano com o mote “Juntos por uma Internet melhor”, o ‘Dia Mundial da Internet Segura 2019’ foi celebrado no dia 5 de fevereiro, simultaneamente em mais de 140 países.
No Brasil, a campanha é organizada pela SaferNet Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e o Comitê Gestor da Internet, com ações on-line e off-line, em diferentes contextos.
O Portal Terceira Idade, integrante do Comitê Gestor da Internet do Brasil desde 2016, apoia a iniciativa com suas ações em defesa dos direitos humanos, no mundo real e na internet.
Confira vídeos e fotos do evento em: www.diadainternetsegura.org.br
Vídeos/fotos/ilustrações: Dia da Internet Segura / SaferNet (divulgação)
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)