virar uma celebridade apresentando um programa na TV é o sonho de muita gente. Mas tornar esse sonho realidade não é tão fácil. Achar uma emissora de TV interessada, encontrar patrocinadores… Muito complicado? Hoje em dia, nem tanto.
Três mulheres – todas com mais de 70 anos – descobriram que, com muita facilidade, podiam virar celebridades – na realidade, webcelebridades.
Avós da Razão
Aos 90 anos, Helena Wiechmann (à direita, na foto) comanda desde outubro passado, junto com Sonia Bonetti (esq), 80, e a caçula Gilda Bandeira de Mello (ao centro), 76, um canal de vídeos no YouTube, o ‘Avós da Razão’. A dinâmica é simples: uma mesa redonda, drinques, salgadinhos e um mote para debater.
Os temas, muitas vezes desenvolvidos com base em dúvidas de espectadores do canal, vão desde “como era o Carnaval quando vocês eram mocinhas?”, “o que acham de eu ser mãe depois dos 40 anos?”, até “como é a vida sexual depois dos 60?”.
Muito carismáticas
“Eu nem sabia o que era blog, só tinha Facebook e WhatsApp. As pessoas mais jovens gostam do canal e passam para as mães e avós. É super gozado!”, conta uma das integrantes do grupo. “Tem feito um bem danado para minha autoestima. Recebo muito carinho. Isso me faz feliz”, completa.
Foi Cássia Camargo, ex-nora de Helena, que viu o potencial de transformar em vídeo as conversas das amigas há mais de 50 anos. Virou produtora do programa. “Elas chegaram a tentar rádio. Mas havia muito potencial para o vídeo, são muito carismáticas”, conta Cássia, comemorando o primeiro vídeo patrocinado. “Vamos monetizar o canal”, finaliza.
“Roubando seu homem desde 1928…”
Nos Estados Unidos, uma mulher de 90 anos também está conquistando fãs na internet. No ar desde 2013, o perfil de Instagram de Helen Winkle (foto), com o título “Roubando seu homem desde 1928”, tem 3,8 milhões de seguidores. Com fotos de roupas multicoloridas e ousadas, Helen tem até patrocinadores, entre eles, a vodka Smirnoff.
Vídeo e fotos: Avós da Razão / divulgação
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)
1 Comentário
Adorei conhecer avós da razão. Tipo minha cabeça