acapoeira é uma representação cultural de origem africana que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música e pode ser realizada por… gente com mais de 60…
Sim, é isso mesmo! Para quem acredita que a capoeira é só para jovens, o PSF (Programa Saúde da Família) do bairro Santa Rosália, na região leste de Poços de Caldas, em Minas Gerais, mostra que a atividade é também muito indicada para pessoas com mais de 60 anos.
Respeitando os limites de cada um
As aulas são abertas a toda a comunidade. Durante a atividade, são trabalhadas as funções cognitivas, a coordenação motora e também a musicalidade, incluindo alongamento e alguns movimentos de capoeira, sempre respeitando os limites de cada praticante.
“Fomos surpreendidos com a alegria e entusiasmo na primeira aula. Isso é muito bom para os idosos, pois promove o autocontrole, a coordenação motora e também a socialização e integração. Estamos muito felizes com a aprovação pela comunidade e esperamos que continuem a participar, pois só terão benefícios, para o corpo e para a mente”, afirma Paulo Danilo Vieira, agente comunitário de saúde e também presidente do Conselho Municipal do Idoso.
Assista à reportagem completa clicando no vídeo acima.
Vídeo: TV Poços / divulgação
Fotos: Paulo Danilo Vieira (arquivo)
Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)