
com o tema “Qual foi a maior emoção da sua vida?”, dezenas de internautas participaram do concurso “São tantas emoções…”, promovido pela Aura 60+ em parceria com o Portal Terceira Idade.
Foi uma escolha difícil, pois recebemos muitas inscrições com ótimos textos – grande parte deles muitos deles comoventes.
“Trajetória de emoções…”
A escolha do 1º lugar ficou para Diva Camargo, 73 anos, que contou sua “trajetória de emoções” ao longo de quase 60 anos como fã de Roberto Carlos. Esperamos que ela curta bastante o show com os 2 ingressos que ela leva como prêmio do concurso.
Confira, abaixo, os 2º e 3º lugares, além de uma galeria especial com alguns dos textos enviados.
Premiação
Confira os prêmios que serão enviados aos 3 primeiros ganhadores do concurso:
Concurso “São tantas emoções…”
Prêmios
1º lugar:

Nome: Diva Camargo
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 73
Prêmio:
2 ingressos (principal, com direito a acompanhante) para o show do cantor e compositor Roberto Carlos em São Paulo
Dia 13/09/2019 às 20h30 no Espaço das Américas (São Paulo, SP)
2º lugar:

Nome: Andrea Statkevicius
Cidade/Estado: São Bernardo do Campo – SP
Sexo: feminino
Idade: 48
Prêmio:
1 kit Aura 60+
“Cuidado com os Pés”
Contendo:
1 Sabonete desodorante e
1 Creme hidratante para os pés
O prêmio poderá ser trocado pelo
Kit ‘Cuidado com as Unhas’, caso desejado
3º lugar:

Nome: Elisabete Rosa Lorca Santos
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 63
Prêmio:
1 kit Aura 60+
“Cuidado com as Unhas”
Contendo:
1 Fluído fortalecedor e regenerador e
1 Desodorante para pés e sapatos
O prêmio poderá ser trocado pelo
Kit ‘Cuidado com os Pés’, caso desejado
“Galeria de Emoções”
Galeria de textos com o tema:
‘Qual foi a maior emoção da sua vida?’
1º lugar
Nome: Diva Camargo
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 73
E-mail: diva.camargo1303@gmail.com

Tenho 73 e já pensei em escrever um livro com as loucuras que fiz por causa do Roberto Carlos.
A primeira foi no início dos anos 60. Ouvi na rádio que ele ia cantar na minha cidade, S. C. Rio Pardo e, como eu não tinha dinheiro, consegui namorar o gerente do cinema só para poder entrar. Deu certo e fui eu que improvisei o camarim para o rei.
Quando ele chegou com seu carisma, e muito educado, senti que seria sua fã pra sempre. Depois do show, pedi a ele uma lembrança, ele me deu uma foto que guardo como uma joia, e é tão antiga que já virou até matéria de jornal.
Quando surgiu a jovem guarda, fiquei maluca para vir para São Paulo. Menti para meus pais que iria na romaria pra Aparecida do Norte. Com isso, consegui vir mais vezes, até que mudei para SP. Mas logo ele deixou o programa, mas o meu carinho por ele continua até hoje. Como são poucos caracteres, vou apenas dizer que o último show que assisti foi no Ibira.
Depois disso, tive uma doença grave, mas graças ao Rei aprendi a ter muita fé e acreditar em Deus acima de tudo. Coloquei a minha vida nas mãos Dele, e estou aqui. Hoje, sonho em ver o Rei novamente. Assim, coloco o meu sonho nas mãos de Deus e aguardo com muita esperança. Obrigada pela oportunidade!
2º lugar
Nome: Andrea Statkevicius
Cidade/Estado: São Bernardo do Campo – SP
Sexo: feminino
Idade: 48
E-mail: andreastat71@gmail.com
A maior emoção da minha vida foi o primeiro dia de aula do meu filho, mas não foi na pré escola, porque aquele primeiro dia eu sabia que estaria ao lado dele nas festinhas durante o ano, no dia das mães, nas reuniões, ou por qualquer outro motivo.
Foi o primeiro dia na faculdade, ele não entrou segurando minha mão, não me beijou para se despedir, não olhou para trás… Ali eu soube que meu filho crescera, e que eu tinha feito um bom trabalho como mãe, pois senti no seu andar, nos seus passos rápidos que ele estava muito confiante, que ele havia chego onde queria!
E eu ali parada absorvida em pensamentos e sentimentos tão conflitantes e como toda mãe exagerada, me senti abandonada, aí lembrei da música que o Rei RC fez para seu filho: “Ei mãe, não sou mais menino, não é justo que também queira parir meu destino, você já fez sua parte me pondo no mundo, que agora é meu dono!”
Agora espero as próximas emoções, a formatura, o casamento, os netinhos, isso no plural. São tantas emoções!
3º lugar
Nome: Elisabete Rosa Lorca Santos
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 63
E-mail: betelorca@yahoo.com.br
Meus Deus…neste momento tento fazer uma retrospectiva de minha vida e nos meus 63 anos bem vividos identificar qual foi minha maior emoção… Será que foi o dia de meu casamento… nascimento de meus filhos, netos, viagem que fiz com meu marido…?
Aí meus olhos se enchem de lágrimas. Sou casada há 45 anos com uma pessoa maravilhosa, mas a Doença de Alzheimer chega de mansinho e há 8 anos roubou sua identidade e todas suas memórias. Agora em fase grave, com total dependência, pouco anda e pouco fala…
Mas dias atrás, quando chego perto, ele olha para mim e diz: “Amo você para sempre”.
Claro, essa foi minha maior emoção!
Nome: Maria do Socorro Alencar Rozeno
Cidade/Estado: Polvilho Cajamar – SP
Sexo: feminino
Idade: 52
E-mail: maria.rozeno@hotmail.com
Foi o dia que meu sogro faleceu. Mesmo sendo um momento triste, tivemos a oportunidade de fazer uma despedida inesquecível.
Ele tava internado em Minas Gerais, eu moro em São Paulo. Quando eu cheguei, ele falou: “Que bom, minha filha, que você chegou, eu preciso ir embora… Você tem que deixar eu ir…”
Eu falei “eu vou deixar”, aí ele falou que tava vendo aquele cavalo branco na estrada, “eu preciso ir nele, obrigado por tudo”.
Aí eu rezei um Pai Nosso e coloquei uma música: “Quando estou aqui, eu vivo esses momentos lindos…” Ele apenas sorriu e partiu como um passarinho que chega, depois bate as asas e partiu. Fim.
Nome: Aritana Castro Borges
Cidade/Estado: Turmalina – MG
Sexo: feminino
Idade: 26
E-mail: AritanaCastroBorges@gmail.com
ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE
Aos 17 anos, sonhava com o príncipe encantado. Ele apareceu moldado em aparência sofrida mas cheia de esperança. Foi amor à primeira vista. A jovem camponesa e o príncipe no auge de seus 64 anos de história vividos.
Iniciávamos ali uma linda e árdua caminhada como casal. A primeira batalha: preconceitos, desconfianças e desentendimentos entre familiares. Suportamos o momento com bravura. Nosso amor foi externado em forma de 2 lindos filhos. Muito trabalho no sitio, filhos, casa e demais responsabilidades cotidianas, a vida era perfeita.
Uma noite a tempestade veio forte, uma doença inesperada. 2 anos de sofrimento. Eu não era mais uma princesa, era uma guerreira lutando bravamente pela vida de meu rei. 8 anos de união.
O fim veio de forma sorrateira em um iniciar de noite. Tudo acertado para meu rei dormir, beijo na testa e o último ecoar da frase: “Durma com Deus meu amor”. Meu rei suspirou fundo e foi para com o pai eterno morar.
Saudade eterna meu amado Zoir.
Nome: Misael Medeiros Lara
Cidade/Estado: Niterói – RJ
Sexo: masculino
Idade: (não informada)
E-mail: misaellara@gmail.com
Foi Deus ter me concedido a vida outra vez em 13/07/19, quando sofri um acidente sério. Daqui para frente, comemorarei duas vezes a emoção de estar vivo!
Nome: Maria da Conceição Galvão
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 64
E-mail: mdcgalvao@gmail.com
Emoção… É um sentimento que pode ser sentido de várias formas. No meu caso, foi o nascimento de meus filhos, o primeiro aniversário, a primeira vez na escola, a primeira formatura, a última formatura na faculdade, e a emoção de ter criado pessoas de caráter.
E agora, a chegada do meu primeiro neto, final de agosto ou começo de setembro. Essa emoção eu ainda não conheço mas estou muito ansiosa e imagino que vou chorar muito, porque a chegada do primeiro neto aos 64 anos é a maior emoção da minha vida, que é a EMOÇÃO DA VIDA.
Mas falta passar pela emoção de ver meu rei Roberto Carlos…
Nome: Jurandir Jura Pinto Rosa
Cidade/Estado: Londrina – PR
Sexo: masculino
Idade: 64
E-mail: jurandirjura-rosa@hotmail.com
A minha maior emoção foi estar presente na gravação do show de final de ano do Rei Roberto Carlos no Vera Cruz na cidade de São Bernardo do Campo – S.Paulo (Rede Globo).
Velhos tempos. Aonde conheci Erasmo Carlos, Wanderleia, etc. Música do momento: meus amores da televisão. Era uma brasa mora.
Nome: Maria de Lourdes Moreira Piffer
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 57
E-mail: Lourdesmoreirapiffer@hotmail.com
Nós que temos filhos via de regra não queremos que eles passem pela vida com os “perrengues”, como diz a maioria, a que fomos submetidos.
Quando perguntei sobre o carro que conseguiríamos comprar para meu filho, então com 18 anos, e já com a abençoada CNH (que não era prioridade para ele como foi para mim e meu próprio pai) ouço: “Mãe, eu quero conhecer NY! Vamos?” Imagine minha cara! Mas esse “Vamos”, ah! Fez toda diferença!! Eu tinha feito minha parte. Criei um ser humano com suas próprias ambições e expectativas.
Quando o agente de viagens pergunta sobre a necessidade de guia e meu filho diz que não é necessário, eu só dou uma olhada de rabo de olho e vejo tudo embaçado. O marejar faz isso através de nossas emoções!!!
Esse ano, a viagem para a Europa foi adiada devido ao tratamento de câncer de mama que estou passando. E novamente ouço: “Vamos marcar pra Janeiro ou fevereiro? Escolhe!!”
Nome: Sandra Maria Cunha
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 63
E-mail: braxtonn@uol.com.br
A maior emoção da minha vida foi há dois anos e meio atrás, quando eu fui diagnosticada com um câncer de mamas. Na época, eu ainda trabalhava e tinha acabado de me aposentar, e pretendia curtir mais a vida, viajando, revendo familiares distantes, o que foi interrompido.
O tratamento foi satisfatório, cirurgia, e graças a Deus a emoção foi quando, na sala de cirurgia, o médico, ao fazer exame, disse que não seria preciso retirar toda a mama e, sim , apenas quadrante, pois o nódulo havia diminuído bastante.
Sou grata até hoje, pois todos os dias orei ouvindo a canção do Roberto: “Nossa Senhora”. Essa foi minha maior emoção.
Nome: Ana Lucia Francisco dos Santos
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 53
E-mail: analuciasanti@yahoo.com.br
Desde a minha infância, sempre fui sonhadora e acreditava em contos de fadas e magia. Na adolescência, no aniversário de uma amiga, vi o pai dela na hora da valsa presenteá-la com uma viagem para a Disney. Nesse momento pensei: que sorte a dela poder conhecer todos os personagens, princesas, castelo, um dia espero ter essa oportunidade.
A vida sempre difícil e a possibilidade de realizar esse sonho, a mais remota e impossível. Se passaram 35 anos e em 2016, depois de muito esforço, pude concretizar meu sonho de uma vida inteira e o melhor, junto com meus filhos e marido.
Ao sair da travessia do barco, passar pela revista de bolsa e adentrar ao parque, o coração disparou e não pude conter as lágrimas ao pisar na Main Street e olhar ao fundo o Castelo da Cinderela, minha princesa favorita, tema da festa de um ano de minha filha e minha paixão.
Quando chegou perto do horário do almoço, fomos almoçar no Restaurante Roy al Table e ninguém menos que a Cinderela nos recepcionou. Minhas mãos tremiam e a única coisa que conseguia fazer era chorar e dizer “I love you, Cinderela!”. A maior emoção da minha vida aos 50 anos de idade.
Nome: Iraci Pereira da Silva
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 59
E-mail: iracisilva123@hotmail.com
Tinha eu sofrido um pequeno atropelamento no estacionamento da empresa. Passando um dia no hospital. Depois de anos longe, o meu grande amor chegou e me tocou e disse: “Que bom que está bem”. O corpo tremeu de emoção. Nunca sentida antes.
Nome: Sueli Aparecida da Costa
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 62
E-mail: stos310@gmail.com
Minha maior emoção, além dos meus filhos, que é uma emoção maravilhosa, foi pela primeira vez além de voar conhecer Portugal foi uma emoção e expectativa pois conheci o amigo pela Internet e depois de várias mensagens trocadas fui conhecê-lo em Portugal. Nunca tinha voado e ainda fui sozinha, qualquer um me chamaria de louca. Mas fui viver essa emoção maravilhosa.
Nome: Beatriz Ramos
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 72
E-mail: biadramos@hotmail.com
Existem muitas formas de emoções: os primeiros passos, receber um diploma, nascimento de um filho, viagens, etc.
Minha maior emoção não foi assim tão simples. Foi ainda na pré-adolescência, quando (como num estalo) tomei consciência da magnitude e complexidade da vida.
Percebi o privilégio de ter tanta beleza a nosso alcance; o poder infinito de criar; ter um coração capaz de sentir e, principalmente, poder compartilhar com outros seres a dádiva deste sentimento maravilhoso que é sentir EMOÇÕES.
Nome: Alzira de Oliveira Dantas
Cidade/Estado: Arcos – MG
Sexo: feminino
Idade: 60
E-mail: Tiazicadantas@hotmail.com
São tantas emoções na minha vida, mas neste ano, 2019, minha maior emoção foi meu último dia na Escola onde trabalhei muitos anos! Apesar de ter me preparado psicologicamente, não contive as emoções com as homenagens recebidas pelos colegas de trabalho e pelos alunos!!
Sou viúva há 13 anos, tenho 3 filhos casados, um casal de netos. Fiz 60anos dia 06/08/19. Amo as músicas do Rei Roberto Carlos. Abraços.
Nome: Edna Kemmer
Cidade/Estado: Londrina – PR
Sexo: feminino
Idade: 65
E-mail: Ednakemmer@hotmail.com
São tantas emoções… Mas hoje, dia 21-08, meu filho caçula completa 36 anos. Ele é uma benção!!! Mas a minha última grande emoção é o neto que ele me deu… Cauã tem 3 anos… ele é uma criança adorável!!! Ele, com sua alegria, me trouxe saúde e felicidade!!!
Nome: Vilma Carvalho
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: (não informada)
E-mail: vilmarocarvalho@yahoo.com.br
A maior emoção da minha vida foi a formatura da minha primeira neta no último dia 02/08/2019.
Nome: Maria Aparecida Miranda
Cidade/Estado: São Paulo – SP
Sexo: feminino
Idade: 61
E-mail: cidaapmiranda@hotmail.com
A vida é cheias de emoções com os momentos felizes. São tantas emoções. Eterna e infinita foi ser mãe, a dor as lágrimas, os sorrisos, senti todos sentimentos quando peguei meu filho respirando nos meus braços. Por um minuto o meu coração disparou de emoções. Acorda todos os dias e ser Grata à Vida.
O Portal Terceira Idade e a Aura 60+ parabenizam todos os participantes do concurso e agradecem sua participação!
Fotos/ilustrações: divulgação

Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pesquisadora do Envelhecimento, Pedagoga e Jornalista (API, Assoc. Paulista de Imprensa: Reg. 2152) (clique aqui para falar com a colunista)